Parcerias internacionais para educação brasileira

Consed

27.03.2015

Também na tarde do dia 19, primeiro dia da I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – Consed, que aconteceu em Florianópolis – SC, contou com a presença de parceiros estratégicos do Conselho – A Embaixada do Estados Unidos e o Conselho Britânico que apresentaram as parcerias institucionais firmadas com o Consed.

A adida americana, Megan Ellis expressou que para a Embaixada Americana é uma prioridade “firmar parcerias que fortalecem a educação” e entende que os diversos programas são uma “ótima oportunidade de contribuição para a educação brasileira”, pois, todos “os investimentos em educação são muito importantes”.

Márcia Mizuno, assessora da Embaixada, deu continuidade à apresentação lembrando a longevidade da parceria entre a Embaixada Americana e o Conselho. Durante a apresentação ela destacou em especial o Programa Jovens Embaixadores e o apoio dado pela embaixada ao Prêmio Gestão Escolar (PGE), com as missões de intercâmbio dos gestores escolares premiados no PGE. Mizuno também sinalizou que novas oportunidades de intercâmbio de experiências educacionais serão brevemente anunciadas.

Na sequência o espaço foi reservado para a diretora adjunta da Educação do Conselho Britânico, Fernanda Medeiros, que apresentou alguns aspectos da educação no Reino Unido. Fernanda também fez um balanço quantos aos resultados obtidos na capacitação feita no Reino Unido com os gestores escolares vencedores do PGE 2013.

Ao final das apresentações, Hélder Eterno da Silveira, coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da CAPES/MEC fez um breve relato sobre as diversas ações e programas da CAPES para fomentar a formação de professores e gestores escolares, com foco na mobilidade nacional e internacional.