Parlamentares juvenis participam de semana de trabalhos no Legislativo Estadual

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

15.03.2018

Os alunos eleitos na 11ª edição do Parlamento Juvenil iniciaram, na última segunda-feira, dia 12, a semana de trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Até o dia 17 de março, 95 estudantes da rede pública estadual de ensino, que serão os representantes de suas cidades e escolas, vão apresentar, debater e votar projetos de lei, visitar projetos sociais, participar de cursos de oratória e de comunicação, entre outras iniciativas.

Os estudantes estavam ansiosos para iniciar as atividades. Matheus Vinícius, de 17 anos, era um deles. Aluno do Ciep 323 - Maria Werneck de Castro, no bairro Irajá, Zona Norte, o estudante está cheio de expectativa em conhecer um pouco mais o parlamento do estado do Rio de Janeiro. Para ele, a participação do jovem na política é essencial.

– O jovem precisa saber que a política é boa. Como o processo de educação acontece a longo prazo, acredito que o investimento está sendo feito de forma certa, ou seja, na juventude – disse o aluno.

Moradora de Queimados, na Baixada Fluminense, Thaís Martins, de 17 anos, que estuda no Colégio Estadual São Cristóvão, que fica no mesmo município, acredita que a juventude pode contribuir com a melhoria do cenário político e social.

– Às vezes, o jovem reclama muito, mas temos que entender que somos uma nova geração e podemos fazer a diferença – frisou.

Longe de casa, a aluna Ana Clara Macedo, de 17 anos, participa do Parlamento Juvenil pela 2ª vez. Representante do município de Valença, Região Sul Fluminense, a jovem, que estuda no Colégio Estadual Padre Sebastião da Silva Pereira, declarou que o envolvimento no projeto permitiu que mudasse sua forma de pensar e “ver o mundo”.

– Depois que participei do Parlamento Juvenil, estou vendo as coisas ao meu redor com um olhar mais crítico. Nesta semana, quero desenvolver melhor meu projeto na Alerj – comentou a jovem.

O secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, que esteve na cerimônia de posse dos alunos, destacou a importância do projeto para os alunos da rede estadual de ensino.  

– A renovação da política começa com o jovem, principalmente em relação ao protagonismo juvenil, que deve ser estimulado em diversos setores, especialmente nas escolas públicas – explicou Victer.

Parlamento Juvenil

O Parlamento Juvenil tem como objetivo aproximar os jovens do parlamento fluminense, ampliar a consciência política, formar novas lideranças e envolve as escolas públicas estaduais dos 92 municípios do Rio de Janeiro. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) e Alerj.