Partidas de xadrez despertam o raciocínio lógico de estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo

Piaui

10.05.2023

Com o objetivo de desenvolver habilidades de raciocínio lógico e estratégia, os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Calisto Lobo, localizado no município de Floriano, tiveram uma aula diferente como parte da atividade desenvolvida pelo projeto de Recomposição da Aprendizagem, intitulada “Jogando Xadrez e Aprendendo Números Reais”.

Por meio de partidas de jogo de xadrez, os alunos do centro educacional tiveram uma breve revisão sobre os conceitos básicos dos números reais, naturais, inteiros, racionais e irracionais, promovendo a discussão sobre a importância desses números para o jogo e as estratégias que devem ser utilizadas na competição.

De acordo com o professor responsável pelo projeto, João Batista de Araújo, foi criado na escola um clube de xadrez, em que semanalmente são realizadas reuniões com os alunos de 3ª série de Ensino Médio para orientá-los quanto à prática do xadrez e seus benefícios. “Na última aula demostramos como os números reais são utilizados no jogo de xadrez, como por exemplo, a representação das casas no tabuleiro. Exploramos exemplos de situações em que o conhecimento dos números reais pode ser útil para o jogado. Além de incentivarmos os alunos quanto à prática do jogo de xadrez e explorar mais sobre os números reais", explica o professor.

O CEEP Calisto Lobo oferta Ensino Médio integrado ao técnico para cerca de 2.000 estudantes. Dentre os cursos técnicos ofertados, estão: Enfermagem, Administração, Segurança do Trabalho, Farmácia, Serviços Jurídicos, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Saúde Bucal e Análises Clínicas.