Roraima
11.09.2025Com 58% de alunos do Ensino Médio já contemplados pelo programa Pé-de-Meia e acima da média nacional de 54%, Roraima se destaca no cenário educacional brasileiro. O avanço foi reforçado nesta quarta-feira, 10, com o lançamento oficial da Caravana Técnico-Pedagógica Pé-de-Meia, no Parque Anauá, em evento que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador Antonio Denarium e do vice-governador Edilson Damião.
O programa federal garante incentivo financeiro para que estudantes permaneçam na escola e concluam o Ensino Médio. Em Roraima, 14.154 alunos já recebem o benefício, que assegura R$ 200 mensais, além de R$ 1 mil ao final de cada ano concluído e R$ 200 pela participação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No total, cada estudante pode acumular até R$ 9.200 durante a etapa escolar.
O governador Antonio Denarium reforçou a parceria com o Governo Federal. “Estamos preparando os alunos da rede estadual para serem os profissionais do futuro, e é fundamental a parceria com o Governo Federal. O ministro Camilo Santana anunciou recentemente a ordem de serviço para a construção de mais 22 escolas em comunidades indígenas em Roraima. Além disso, o Governo de Roraima está trabalhando para reformar, construir, revitalizar e ampliar escolas estaduais, garantindo uma educação de qualidade para todos”, afirmou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a caravana é um espaço de diálogo com alunos, professores e gestores, afirmando que o MEC (Ministério da Educação) decidiu criar uma caravana pelos Estados brasileiros para ouvir os alunos, professores e gestores, além de oferecer capacitação para os gestores escolares.
“Identificamos que alguns alunos tinham dinheiro na conta e nem sabiam, pois a abertura da conta e o depósito são automáticos. Agora, queremos orientar melhor os alunos e gestores sobre como acessar o programa, resolver problemas de CPF e outros obstáculos que possam impedir a participação no Pé de Meia”, explicou.
O secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, ressaltou o desempenho local, ressaltando que Roraima, hoje, tem um dos maiores níveis de adesão ao Programa Pé de Meia. “Muitos de nossos alunos já retomaram as aulas com mais frequência e motivação. Para garantir o sucesso do Pé de Meia, criamos uma coordenação específica que acompanha tanto a parte financeira quanto a pedagógica, com o objetivo de alavancar o aprendizado e o desenvolvimento dos nossos alunos”, destacou.
Programação e participação dos estudantes
A manhã foi marcada por atividades culturais e de formação. A influenciadora Lai Santiago ministrou palestra sobre educação financeira, e os professores Lorena Dourado e Wallace Winchester Peixoto conduziram um aulão preparatório para o Enem, com participação especial do cantor Neuber Uchôa, que levou música e descontração ao encontro.
Para a estudante Cecília Barroa, da Escola Estadual Ana Libória, o impacto do programa é direto.
“O Pé-de-Meia é muito importante para os alunos, especialmente porque muitos deles precisam usar transporte para ir à escola. Com esse dinheiro, eles podem pagar o ônibus, além de comprar materiais escolares essenciais, como mochila, lápis e outros. E não é só isso, o dinheiro também pode ajudar em outras necessidades em casa, aliviando a carga financeira dos pais”, afirmou.
A Caravana segue até quinta-feira, 11, no município de Amajari, com atividades na comunidade indígena Araçá, na Escola Estadual Indígena Raimundo Tenente.
Estratégias e desafios
Durante o evento, técnicos do MEC, articuladores locais e educadores analisaram dados do programa em Roraima. O comparativo entre 2024 e 2025 apontou melhora na adesão e na frequência escolar.
Para avançar ainda mais, foi reforçado o uso do Instrumento de Rotinas, que organiza etapas críticas de gestão e facilita o acompanhamento. Também ganhou destaque a ferramenta “Olhar Atento”, voltada a identificar alunos em risco de reprovação e aplicar intervenções pedagógicas personalizadas.
O plano de ações do estado tem foco especial em comunidades indígenas, áreas vulneráveis e no alinhamento do calendário escolar às realidades locais.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Layse Menezes
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed