Pernambuco
24.10.2025 
                                
                                                        
                            
                        A delegação pernambucana segue brilhando nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025 na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. O último final de semana marcou o fim do segundo bloco de disputas da competição e os estudantes/atletas de Pernambuco trouxeram mais medalhas nas modalidades do judô, taekwondo, atletismo e ginástica rítmica. Ao longo deste bloco foram conquistadas 31 medalhas, sendo 6 de ouro, 10 de prata e 15 de bronze, em todas as séries dos jogos.
“O desempenho de Pernambuco nos Jogos Escolares Brasileiros é resultado de um trabalho feito à muitas mãos e nós da Secretaria de Educação temos uma política educacional que valoriza o esporte como parte da formação dos nossos estudantes. Ver esses jovens conquistando esse destaque nacional reforça que estamos no caminho certo, integrando educação, esporte e cidadania dentro das escolas”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.
Com este grande resultado, Pernambuco já soma 50 medalhas até o momento na competição. Deste total, 12 são de ouro, 18 de prata e 20 de bronze, mostrando toda a força e dedicação dos atletas pernambucanos. O secretário executivo de Esportes, destacou a garra dos estudantes na competição e mostrou confiança para mais conquistas até o fim dos jogos.
“A cada edição dos Jogos Escolares Brasileiros Pernambuco mostra sua força e seu talento no esporte. A gente vem acompanhando com muito entusiasmo todas as disputas e recebemos com muita alegria a conquista dos nossos jovens guerreiros. Estamos muito felizes com o desempenho da delegação e confiantes de que ainda teremos grandes conquistas pela frente até o fim da competição”, disse o secretário executivo de Esportes, Marcos Nunes.
 
Entre os medalhistas deste bloco está José César da Silva, que competiu no atletismo adaptado. Estudante da Escola Poeta Carlos Drumond de Andrade, do município de Petrolina, Carlos se destacou como um dos melhores atletas da delegação durante os jogos. Ao longo da competição foram 2 medalhas de ouro e 1 de prata nas provas 80 m rasos, arremesso de peso e no salto em distância, respectivamente.
“Foi uma competição muito boa onde consegui me sair bem em todas as provas que participei. Ter a oportunidade de representar o estado de Pernambuco é realmente muito gratificante e levar o nome da minha escola para o Brasil me deixa muito orgulhoso. Depois dessas conquistas, quero descansar um pouco e começar a me preparar para as demais competições que ainda terei até o fim do ano”, completou José.
Já o estudante Carlos Rafael, da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Professor Leal de Barros, no Recife, conquistou a medalha de ouro no judô e comemorou o resultado destacando a importância de participar dos jogos. “O JEBs é uma competição nacional muito forte e que abre portas para muitos estudantes que não teriam condições de participar de um evento desse nível. Além disso, é uma oportunidade incrível de ganhar experiência, conhecer atletas de outros estados, novas modalidades e fazer grandes amizades”, contou o aluno.
Pernambuco agora se prepara para o terceiro e último bloco da competição. As disputas se iniciam nesta terça-feira (21) com as modalidades da ginástica artística, karatê, wrestling, xadrez, basquete e handebol. Os jogos se encerram na próxima terça-feira (28).