Pernambuco em destaque no primeiro bloco dos Jogos Escolares da Juventude

Pernambuco

22.11.2019

A delegação pernambucana encerrou, nesta quinta-feira (21), o primeiro bloco de disputas dos Jogos Escolares da Juventude com um saldo bastante positivo. Com competidores no basquete, handebol, judô e luta olímpica, nosso Estado conquistou medalhas em todas as modalidades, somando 13 no total, sendo cinco de ouro, duas de prata e seis de bronze. Nesta mesma fase, no ano passado, Pernambuco havia conquistado 10 medalhas. Os Jogos da Juventude, maior competição escolar do País, estão sendo realizados na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, e se estendem até o dia 30.

No handebol feminino, as equipes Mirim (12-14 anos) e Infantil (15-17 anos) do Colégio Anglo Líder, do Recife, dominaram, sendo campeãs em ambas as categorias. Quem também figurou no ponto mais alto do pódio foi o basquete masculino Infantil do Colégio Salesiano, que ainda teve a equipe Mirim na terceira colocação, faturando medalha de bronze. Já no feminino, o bronze da categoria Mirim ficou nas mãos do Colégio Santa Emília, de Olinda. 

O judô foi, até o momento, a modalidade onde Pernambuco mais esteve presente nas premiações. De ouro, foram duas: Rebeka Venceslau, da Escola Municipal Silvio Romero Vieira, de Jaboatão dos Guararapes, e Kayo Santos, do Colégio Cardeal, de Arcoverde. Rafael D’Lucca, representando o Colégio Santa Sofia, de Garanhuns, arrematou medalha de prata, enquanto Gabriel Hiroshi (Colégio Elo - Recife), Breno Martins (Colégio Santa Maria - Abreu e Lima) e Vivian Ramos (Colégio Recanto - Petrolina) ficaram com bronze. A bandeira pernambucana ainda tremulou no pódio da luta olímpica, com Ana Vitória Prado, da Escola Estadual Samuel Mac Dowell, de Camaragibe, que conquistou medalha de prata. 

Trazendo na bagagem o peso das conquistas, o primeiro grupo retornou nesta quinta-feira (21) de Santa Catarina. A delegação, composta por 142 pessoas, foi recebida com grande festa no Aeroporto dos Guararapes. A comemoração foi realizada com a cara de Pernambuco: ao som de muito frevo. 

Embarque

Também nesta quinta-feira (21), Pernambuco enviou o segundo grupo da delegação para Blumenau. Contando com 112 pessoas, os alunos/atletas agora participam do segundo bloco da competição, composto pelas modalidades futsal, vôlei, atletismo e badminton. Na próxima terça-feira (26), é a vez da terceira e última parte da delegação viajar, desta vez, com alunos/atletas do ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. 

“Nas primeiras quatro modalidades mostramos muita força, conseguindo novamente um recorde de medalhas em relação ao mesmo período no ano passado, e o Brasil tem reconhecido o trabalho de Pernambuco. Agora mandamos a segunda turma, e queremos mostrar novamente o empenho e a força dos nossos atletas para que a gente consiga bater mais um recorde neste segundo momento”, comentou o secretário executivo de Esportes, Diego Pérez.