Pernambuco lança livro que conta a história do EAD da Rede Estadual de Educação

Pernambuco

21.03.2022

Você sabia que a primeira Escola Técnica Estadual do Brasil criada especialmente para a oferta de cursos à distância está no Recife e foi fundada em 28 de fevereiro de 2018? A história dessa escola está sendo contada no livro que será lançado nesta segunda-feira (21), em Fortaleza, no 27º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, intitulado “Educa-PE : A Educação Viva na Pandemia”. a cerimônia de lançamento será as 17h20 no canal do Educa-PE, no YouTube.

A Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Antônio Carlos Gomes da Costa fica localizada em Santo Amaro, área central da capital pernambucana. Uma escola peculiar que enfrentou desafios como algumas mudanças de espaço físico, da adequação em infraestrutura e de ter assumido um lugar de protagonismo em toda a rede no período da pandemia.

A obra traz ainda dados estatísticos da situação dos estudantes e professores na pandemia, o engajamento nas ações do Educa-PE e dos resultados nos diversos simulados da plataforma. Só no período pandêmico, a escola criou mais de 3 mil objetos de aprendizagem, entre videoaulas, fascículos e podcasts, não tendo fechado as portas em momento algum.

O livro, que conta em detalhes a história da escola, foi escrito pelos professores George Bento, gerente-geral de Educação Profissional na Secretaria de Educação e Esportes (SEE); Renata Otero, gestora da Educação à Distância da SEE; Manoel Vanderley, gestor da ETEPAC; e Sérgio Severo, coordenador do Educa-PE na ETEPAC. O prefácio foi escrito pelo professor Paulo Dutra, deputado estadual e vice-presidente da comissão de educação da ALEPE. “Dividir a história do desenvolvimento desta escola é uma satisfação muito grande. A ETEPAC é fruto do sonho e do trabalho de muita gente e evidencia a vanguarda da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco", disse George Bento. 

O leitor terá ainda sua experiência de leitura ampliada, por meio dos diversos downloads, via QRCODE, de muitos materiais e documentos, incluindo todos os objetos produzidos com tema e componente curricular. 

“O livro traz a história da ETEPAC desde a sua criação até a chegada na sede própria que no início da pandemia, em 2020. Rapidamente ganhou estrutura para as transmissões de aulas pela TV e pela internet com o objetivo de suprir, parcialmente, o distanciamento da escola que o período que vivemos à época exigia. Hoje, temos grande orgulho de sermos uma escola de rede, que pensa em ações de rede e que trabalha para todos os estudantes do Estado”, explicou o gestor da unidade de ensino, Manoel Vanderley.