Piauí é o único estado a atingir a Meta 10 do PNE de ampliar a oferta de EJA integrada à Educação Profissional

Piaui

28.02.2024

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) promoveu um salto expressivo na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (EJA TEC) em 2023. Segundo os dados do Censo Escolar, 27,6% da oferta de EJA é integrada à Educação Profissional, fazendo do Piauí o único estado brasileiro a cumprir a Meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Somente com a oferta da Rede estadual de Educação, o Estado ultrapassou a meta estabelecida pelo PNE de oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos (EJA), nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional, técnica e tecnológica. Em 2023, o EJA TEC esteve presente em 64 escolas Seduc, beneficiando mais de 26 mil estudantes com 20 cursos em áreas como gestão, saúde e tecnologia da informação.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou que os números são resultados de um trabalho iniciado no primeiro ano do governo Rafael Fonteles e demonstram o compromisso em fazer da Educação do Piauí uma referência nacional. "Em apenas um ano de gestão, conseguimos bater a meta 10 do PNE. Esse salto significativo reflete o empenho conjunto em proporcionar oportunidades de formação técnica e profissional, fortalecendo o cenário educacional do estado. O EJA TEC resgata a dignidade de pessoas que estavam fora da escola por algum motivo e faz com que elas voltem a sonhar com a transformação de suas vidas e de suas famílias", frisou.

De acordo com o Secretário, em 2024 a Seduc ampliou de 64 para 355 o número de escolas com oferta de EJA integrada à Educação Profissional. “Estamos quintuplicando o número de escolas de EJA com oferta de novos cursos técnicos totalmente conectados com o  mundo do trabalho contemporâneo e as potencialidades do Piauí, como, por exemplo, Energias Renováveis, Informática para Internet, Marketing Digital, Pesca com ênfase em processamento de pescados”, afirmou.

Washington Bandeira destacou que investir no EJA TEC vai ampliar as oportunidades de acesso à Educação e ao mundo do trabalho. “Nossa meta é trazer de volta aqueles que por algum motivo não conseguiram concluir os estudos na idade certa e abrir portas para o mercado de trabalho, gerando mais e melhores oportunidades de emprego para essas pessoas”, finalizou.