Piauí faz parte primeira rede de Ministros e Secretários da Educação da América Latina

Piaui

27.01.2023

As experiências da educação piauiense estão sendo compartilhadas durante encontro da primeira rede de ministros da Educação da América Latina. O secretário de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), Washington Bandeira, participa do evento nos Estados Unidos que reúne a rede de ministros, entre os dias 24 e 27 de janeiro, na Georgetown University, em Washington (DC).

Com a missão de pensar os desafios educacionais em termos globais, abrindo linhas de diálogo que proponham projetos comuns em políticas educacionais baseadas em acertos e erros explícitos, nasceu a "Comunidade Araucária", a primeira rede de Ministros da Educação da América Latina.

A comunidade reúne exclusivamente ministros e secretários de Educação da região: Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e México. É promovido pela Fundação Varkey, Comunidade Atenea e atores educacionais aliados, como a Universidade de Georgetown - sede para este primeiro encontro - o Banco de Desenvolvimento da América Latina, a Fundação Coppel, a Fundação Incluindo México, o Instituto Natura, a solução educacional Ticmas, o BID, a Templeton World Charity Foundation e a Fundação Lemann.

Além do Piauí, entre os representantes da Educação Pública no Brasil foram convidados os secretários de estado Raquel Teixeira, do Rio Grande do Sul; Vitor De Ângelo, do Espírito Santo; e Alan Porto, Mato Grosso. Os gestores contam com o apoio das instituições Fundação Lemann e Instituto Natura

Nos encontros os gestores compartilham experiências educacionais dos países, especialmente dos Estados Unidos da América, que podem ser replicados e inspirar as gestões dos países da Comunidade Araucária na américa latina. Entre os palestrantes estão Arne Duncan, ex-secretário de Educação na gestão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e Andreas Schleicher, diretor de educação e competências na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Acompanhamos palestras interessantes sobre a experiência dos EUA em educação, como as estratégias de baixo custo para melhoria dos índices educacionais nos países em desenvolvimento e política pública baseada em dados e evidências, que são temas que irão agregar a gestão educacional piauiense”, disse o secretário Washington Bandeira.

Entre as propostas de implementação, chama a atenção as políticas que priorizam a valorização de professores e alunos. Os palestrantes destacaram a necessidade de investimento na qualificação de professores de educação básica, investimento na leitura e o fortalecimento de habilidades socioemocionais para os alunos, o uso das tecnologias e educação financeira nas escolas.

"É um ambiente de muito aprendizado de experiências que deram certo em outros países, especialmente nos EUA. São atuações aprovadas em outros países que podem ser eficientes à nossa realidade, pois são estratégias que contribuem de forma consistente para implementar os caminhos da política pública de evidência, uma das estratégias adotadas na Seduc”, explicou o gestor estadual.

Inclusão digital

A educação digital foi um dos temas em destaque no encontro com os representantes dos países americanos. As palestras demarcaram a importância do ensino digital com ferramentas e ampliação do acesso à tecnologia voltada à educação profissional

“Foi destacado que o ensino dos nossos jovens se faz de modo automatizado e ultrapassado. Teremos que gerar oportunidades modernas para esses jovens que aspiram à empregabilidade no mundo de hoje e saiam da realidade limitante. Nesse contexto, o professor deve ter a capacitação de ensino para compreender os diferentes níveis de aprendizagem dos alunos e promover um ensino mais eficiente”, comentou Washington Bandeira.

Com informações de Infobae