Piauí figura nas primeiras posições entre os estados com maior proporção de estudantes em escolas de tempo integral

Piaui

23.02.2024

O Piauí está entre os cinco estados brasileiros com a maior proporção de alunos da rede pública de ensino matriculados em Tempo Integral, apontou o Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação – MEC, nesta quinta-feira (22).

No Ensino Fundamental, o Estado ocupa o 2º lugar no ranking, com 48,9% dos estudantes matriculados na modalidade. Já no Ensino Médio, com 45,4%, o percentual do estado é maior que o dobro da média nacional, que é de 21,9%.

Em 2022, o Piauí ocupava o 10º lugar no ranking do Ensino Médio e saltou para a 4ª posição em 2023.  Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, os dados mostram o resultado do trabalho desta gestão, que tem como meta transformar todas as escolas Seduc de Ensino Médio em Tempo Integral até 2026. 

“Nossa meta é fortalecer e expandir a Educação de Tempo Integral na capital e no interior do estado. Em 2022, tínhamos 96 escolas de tempo integral, no primeiro ano de governo Rafael Fonteles chegamos a 200 e, em 2024, teremos 351 escolas. Isso significa 70% das escolas de Ensino Médio com Tempo Integral no Piauí”.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País.

A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular (educação infantil e ensino fundamental e médio); educação especial (escolas e classes especiais); educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional e tecnológica (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

O Censo tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira coleta informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Já a segunda coleta informações sobre o movimento e o rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.