Piauí realiza Seminário sobre avaliação e avanço dos indicadoresdo Ensino Médio

Saeb

21.08.2019

Cerca de 600 profissionais da rede estadual de Educação, entre gerentes regionais, coordenadores de ensino, diretores de escolas, supervisores e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram, nesta terça-feira (20), do "Seminário Estadual Gestão Pedagógica e Avaliação".

Com o objetivo de discutir e reforçar a importância da avaliação para a gestão pedagógica e para o avanço dos resultados educacionais do Ensino Médio público do Piauí, o evento faz parte da parceria da Seduc com o Instituto Unibanco, por meio do Jovem de Futuro, programa de gestão da educação com foco na aprendizagem dos estudantes e sua permanência na escola.

Para o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, é fundamental que os gestores entendam a importância das avaliações da aprendizagem, para que servem e como podem contribuir para que a rede consiga garantir o que os jovens piauienses cheguem ao Ensino Médio, aprendam e concluam a Educação Básica.

"Este ano a nossa rede está totalmente mobilizada para o SAEB, que é uma avaliação muito importante para medir a qualidade do aprendizado nas nossas escolas. É preciso que nossos gestores e professores entendam como ela funciona e como ela pode contribuir para alcançar o principal objetivo da escola, que é fazer todos os estudantes aprenderam e avançarem cada vez mais", explicou.

O secretário lembrou que a parceria com o Instituto Unibanco teve início em 2015, em 139 escolas públicas, chegando a todas as 462 escolas da rede em 2018 e que o Seminário faz parte do trabalho do Circuito de Gestão do Jovem de Futuro, um projeto que busca profissionalizar a gestão escolar da rede estadual.

"Temos tido resultados crescentes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todas as etapas e o Jovem de Futuro, em especial, trabalha com o Ensino Médio. O Piauí vem avançando de forma acelerada e é um dos três estados que tem a maior variação entre 2005 e 2017 no avanço do IDEB. Nosso estado foi um dos 11 que tiveram variações positivas, tanto no desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática quanto na taxa de aprovação. Temos muito ainda por fazer e para isso temos que mobilizar e motivar toda a rede para que possamos avançar cada vez mais", frisou Ellen.

O superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, destacou a importância de as escolas terem uma Gestão de Excelência com Equidade. "Há reconhecimento inequívoco que o Piauí é um dos poucos estados que tem, consistentemente, aumentado o acesso à escola. A taxa de aprovação não para de crescer e, por consequência, os jovens que entram no Ensino Médio aprendam mais que a geração anterior. Para manter o ritmo precisamos aumentar não só a consistência das estratégias da educação do Piauí, mas sobretudo, responsabilizar todos os gestores e cobrar deles que as metas sejam atingidas é fundamental", afirmou.

O Seminário Estadual Gestão Pedagógica e Avaliação foi transmitido ao vivo em todos os 900 pontos de Mediação Tecnológica do estado do Piauí pelo Canal Educação, plataforma da Seduc, e também pelo canal do Instituto Unibanco através do YouTube.