Encontro, que lança plataforma colaborativa, reúne representantes das redes estaduais para oficinas e debates sobre gestão de projetos na educação pública
As iniciativas inspiradoras de gestão da educação estão em pauta, nos dias 24 e 25 de setembro, em Florianópolis, no encontro realizado pelo Instituto Natura e Consed. O evento conta com a participação de representantes das secretarias estaduais de Educação de todo o país.
Pedro Villares, diretor-presidente do Instituto Natura, na fala de abertura do evento apontou os pilares do instituto, que tem priorizado ações em gestão, inovação e transformação social a partir da educação. Entre os projetos de destaque ligados à educação, Villares citou o portal Conviva, em parceria com a Undime e, que já atingiu cerca de 4mil municípios em todo o Brasil. E a nova Plataforma de Iniciativas Inspiradoras, em parceria com o Consed, que é resultado da Pesquisa em Governança realizada em todas as redes estaduais de educação.
E a plataforma, segundo Villares, será um grande instrumento de compartilhamento para os técnicos e gestores das secretarias estaduais de educação. “Queremos que todos deem as mãos para juntos realizarmos as mudanças necessárias por uma educação pública de qualidade”, afirmou.
O secretário de Educação do Estado de Santa Cantarina, Eduardo Deschamps, fez uma saudação de boas-vindas pela presença de todos os representantes dos estados em Santa Catarina. “É sempre um prazer receber pessoas de todos os cantos do Brasil”, na oportunidade o secretário também registrou a saudação aos participantes encaminhada pela professora Nilene, presidente do Consed,
O vice-presidente do Consed contextualizou o processo de elaboração da pesquisa de governança das secretarias estaduais de educação, realizada por meio da parceria do Consed com a FGV e o Instituto Natura, afirmando que desde o princípio esteve entusiasmado com a proposta. Para Deschamps a pesquisa corrobora para a compreensão dos três elementos que efetivamente proporcionam resultados na educação: “Currículo, Formação de professores e Gestão”.
Deschamps destaca que “países que possuem os melhores resultados internacionais já têm uma base nacional comum”. O secretário fez questão de ressaltar que o debate sobre o currículo passa obrigatoriamente pelo estabelecimento de “um diálogo com os professores para que possamos gerar um documento forte sobre a Base Nacional Comum”.
Continuando, Deschamps aponta que a formação de professores é outra questão importante para a educação brasileira. Segundo ele é preciso constituir “professores inspiradores - profissionais com boa formação e que sejam capazes de inovar nos espaços de ensino-aprendizagem”. Também é preciso estabelecer, a partir da nova Base Nacional Comum, o diálogo com as universidades para adequação da formação, “precisamos deixar mais claro para o ensino superior o que é preciso nessa formação”, o secretário lembra que as redes devem também manter os investimentos sobre a formação continuada, além de avançar nos debates sobre a questão de carreira, salariais e condições de trabalho.
E o último elemento destacado pelo secretário é a própria gestão, para ele “não é possível dissociar a escola de resultados, da boa gestão das redes de educação. “É preciso liderança e gestão com a equipe. É preciso um olhar sobre as iniciativas inspiradoras, não precisamos inventar a roda, precisamos trocar experiências e conhecimentos para multiplicar os bons resultados na educação brasileira.”
Por fim, o secretário Deschamps afirmou que enquanto brasileiro não pode estar satisfeito se “não conseguirmos resultados positivos na educação em todos os estados do Brasil”. Para ele será imprescindível as trocas de experiências com o setor privado, a exemplo da Natura, são importantíssimas, pois, “nossas redes estaduais possuem dimensão de grandes corporações com milhões de pessoas atendidas e milhares de unidades de atendimento, logo, precisamos melhorar esse atendimento e as experiências do setor privado podem ajudar nesse processo que necessitará fortemente de instrumentos de boa gestão”, finalizou.
Na agenda do encontro está programada uma série de oficinas relacionadas a gestão de projetos na Educação Pública. O evento também serviu como oportunidade para o lançamento da plataforma virtual de governança – Iniciativas Inspiradoras, que reúne as boas práticas de gestão em cada rede estadual.
A plataforma, além de um espaço agregador dos cases de sucesso, será um mecanismo de consolidação de uma rede colaborativa entre as secretarias de Educação para trocas de iniciativas e soluções.
HISTÓRICO - A Pesquisa Governança das Secretarias Estaduais de Educação: diagnóstico e iniciativas inspiradoras - surgiu, em 2012, com o interesse do Consed em "conhecer a realidade de estados" e a parceria com o Instituto Natura e a Fundação Getúlio Vargas. O tema da pesquisa está alinhado com o papel do Conselho de articular e promover consenso nas políticas públicas de educação pública brasileira.
O resultado da pesquisa foi concebido a partir de um diagnóstico realizado nas 27 Secretarias Estaduais de Educação do Brasil, com cerca de 100 participantes entre técnicos das secretarias e pesquisadores.