Plataforma Khan Academy é disponibilizada gratuitamente

Plataformas

08.01.2015

O professor Salman Khan e a Fundação Lemman estão disponibilizando gratuitamente aos alunos brasileiros, a plataforma Khan Academy, com vídeo-aulas, exercícios de matemática para o ensino fundamental e relatórios de desempenho disponíveis em português.

O portal, que é gratuito, pode ser acessado por todo e qualquer usuário. O objetivo da plataforma é contribuir para a melhoria do aprendizado de matemática no país. Hoje, apenas 36% dos estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental apresentam desempenho adequado na disciplina, segundo dados do Todos pela Educação.

E o caminho escolhido para alcançar tal objetivo é o da personalização. Isso porque, além de contar com o auxílio dos milhares de exercícios on-line e das videoaulas que já vinham sendo traduzidas para o português pela Fundação Lemann, agora os educadores e os próprios estudantes que utilizarem o novo ambiente virtual poderão monitorar a evolução do seu aprendizado a partir da lógica das plataformas adaptativas. Ou seja, os conteúdos a serem trabalhados no portal se adaptam ao nível de aprendizado de cada aluno e todo o desempenho do estudante pode ser representado por medalhas e insígnias.

 Além disso, os alunos conseguem checar o seu próprio mapa de conhecimento, que detalha visualmente o que ele já aprendeu do universo de assuntos que ele precisa dominar.

Acesse o portal Khan Academy (www.khanacademy.org.br)

Sobre a Khan Academy:

Entidade sem fins lucrativos com o objetivo de mudar a educação para melhor, fornecendo educação de alta qualidade para todos, em qualquer lugar. Todos os recursos do site estão disponíveis para todos de forma gratuita.

O portal surgiu após a popularidade que os vídeos de Khan fizeram no YouTube. Há mais de oito anos, ele começou sem querer uma carreira como professor virtual, por meio de vídeo-aulas produzidas como reforço escolar de matemática para uma sobrinha. Em 2011, lançou a plataforma que, além das aulas online, também trazia exercícios e maneiras de registrar a evolução do desempenho de cada estudante. A ideia, segundo ele, era que o sistema fosse usado em sala de aula para ajudar os professores a entenderem facilidades e dificuldades específicas de cada aluno em cada conteúdo ensinado.