Podcast 'A Voz da EJA' de escola estadual do Pará é semifinalista do Prêmio LED 2024

Pará

08.11.2023

O Podcast ''A Voz da EJA'' desenvolvido por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Dilma de Souza Cattete, em Belém, é um dos 60 projetos semifinalistas do Prêmio LED 2024 - Luz na Educação, apoiado pela TV Globo. Com lista divulgada na segunda-feira (6), o projeto foi inscrito pela estudante Tainá Melo Gouveia, que está à frente dos trabalhos e concorreu com outras 2 mil inscrições de todo o Brasil. Agora o programa paraense segue para a próxima fase.

''É uma felicidade, muita gratidão, por receber essa notícia, porque trabalhamos muito para que conseguíssemos alcançar essas metas, alcançar as pessoas e colocar esse projeto em vários lugares. Estamos apresentando o Podcast em vários lugares, indo para várias escolas, estamos recebendo convites para apresentar o projeto, e já fomos para a Feira Pan-Amazônica representando a Seduc", afirmou a estudante Tainá Melo Gouveia, à frente do programa.

Ela complementou: "Nós, alunos da EJA, passamos muito tempo sendo colocados dentro de uma caixinha, então quando nós decidimos voltar aos estudos nós decidimos fazer algo muito maior, que seria ter essas atividades, algo que a gente pensava que não conseguiria''.

Divididos em três categorias, os participantes precisavam ter em comum a inovação na área da educação, seja como educadores, estudantes ou empreendedores/organizações. Os inscritos atuam para mudar a realidade com soluções de qualidade, seja na educação básica, educação profissional ou técnica, educação não-formal ou ensino Superior, os quatro eixos contemplados na chamada. 

Na primeira fase, todos preencheram um formulário de inscrição, no qual enviaram a documentação exigida e relataram iniciativas para promover a educação. Agora, os 60 selecionados participarão de entrevistas com o comitê técnico, parecerias e auditoria pela PwC Brasil. Da nova etapa classificatória, ainda mais criteriosa, sairão os 15 finalistas, que serão conhecidos em dezembro próximo. Após essa fase, os finalistas passarão por um júri, que vai definir os vencedores. Os projetos campeões receberão R$200 mil (cada) e terão suas histórias contadas em um programa especial na TV Globo.

'Estamos muito felizes com essa projeção que tivemos, com a proporção que chegou o Podcast, que é uma metodologia de ensino que foi pensada pelos estudantes da EJA e eu, como professora, acreditei no potencial dos estudantes. Começamos a desenvolvê-lo dentro da escola, apresentando várias temáticas que faziam sentido para eles, contactamos professores das universidade para dialogarmos com eles, enfim, todo esse trabalho que começou desde o ano passado e chegou até hoje, em uma disputa nacional, não tem preço ou avaliação melhor. Estamos muito felizes e vamos continuar estudando e acreditando que vamos conseguir alcançar mais coisas'', disse a professora Alessandra Almeida, idealizadora do projeto.

Projeto - "A Voz da EJA" é um podcast desenvolvido na Escola Estadual Dilma de Souza Cattete, que fica no bairro do Coqueiro, em Belém. Idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Alessandra Almeida, e realizado por alunos da EJA, o projeto conduz entrevistas, bate-papos, compartilha informações educacionais e relatos sobre o cotidiano escolar. Atualmente, o podcast conta com os estudantes Tainá Gouveia, Denise Moraes, Luana Teles e Juliana Soares, com apoio da vice-diretora Edileide Oliveira. 

O trabalho pode ser acompanhado pelo Instagram ​​@avozdaeja.dilmacattete.

Texto: Bruno Magno / Ascom Seduc