Professora da rede estadual desenvolve atividades interativas com estudantes do Projeto Avançar

Amazonas

20.06.2022

“Eu quis aprofundar os conteúdos para que os alunos aprendessem de forma interativa por meio do portfólio”, explica Alinne Rezende, professora idealizadora do “Portfólio de Ciências”, ação desenvolvida para estudantes do Projeto Avançar, da Escola Estadual Leopoldo Neves, na zona sul de Manaus. O ‘Portfólio’ incentiva ações interdisciplinares e interativas com os conteúdos de Ciências.

A ação é voltada a alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental Avançar, do turno vespertino da unidade. As atividades são criadas de acordo com o tema da aula, como sistema digestório por meio de um avental interativo, circuitos elétricos com a criação de um circuito em sala de aula, microscopia com a visualização de seres vivos pelo microscópio, entre outros. 

Alinne comenta que o projeto foi um incentivo pessoal na criatividade como pesquisadora na área de Biotecnologia, e que a aplicação com os alunos é uma forma de passar seu aprendizado para que os estudantes aprendam de formas diferentes. 

“Eu resolvi colocar um pouco do que aprendi no meu doutorado em sala de aula, e uma das coisas é aguçar a curiosidade e a vontade de aprender, saindo daquele conforto de passar apenas perguntas e respostas e incentivá-los a buscarem o conhecimento e conteúdos interativos”, pontua a professora. 

Avançar – O projeto é voltado a regularizar o processo escolar de estudantes matriculados nas escolas da rede pública estadual do Amazonas e que apresentam distorção idade-ano escolar, ou seja, que estão cursando uma série, mas com atraso de mais de dois anos, é o objetivo do Programa de Correção de Fluxo Escolar da rede estadual, o Projeto Avançar, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto. 

Implantado em 2005 nas escolas da rede pública estadual, o programa regulariza o processo escolar dos alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental com distorção idade-ano escolar, viabilizando alternativas pedagógicas fundamentadas em aprendizagem significativa a partir do Currículo Básico e no fortalecimento de autoestima do aluno.

Fases – O programa conta com quatro fases distintas: a primeira atende estudantes com idade a partir de 8 anos; a segunda fase alunos que tenham entre  9 e 14 anos; a fase 3, por sua vez, é responsável pelos alunos que tenham entre 13 e 18 anos (6º ao 8º ano do Ensino Fundamental); e a fase 4 atende estudantes com idade de 14 a 18 anos (7º e 8º anos).

Estudantes matriculados nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (1ª a 3ª série) não são atendidos pelo programa de correção de fluxo.

A avaliação do aluno é feita em três níveis: não avançou (NAV); avançou (AV) e avançou muito (AVM). Se o aluno não avançar no período de um ano, ele pode permanecer no projeto e tentar mais uma vez.

Fotos: Arquivo pessoal