Práticas de ‘Educação Financeira’ dinamizam aulas de Matemática em escola de Serra

Secretaria de Estado da Educação do ES

30.05.2019

É na escola que alunos também estão aprendendo a economizar, já pensando no futuro. E o melhor: a atividade está inserida dentro das aulas de Matemática, o que tem atraído e chamado a atenção na Escola Estadual Maringa, em Serra. O trabalho está dando tão certo que até os pais estão sendo orientados por meio de um site feito pelos próprios alunos.

O professor de Matemática da unidade de ensino, Carlos Costa, destaca que o assunto tem auxiliado na aproximação dos alunos ao conteúdo da disciplina. “A Matemática já tem certas barreiras e sempre que a gente consegue aplicar a disciplina em coisas do dia a dia, melhor ainda. E quando falamos de dinheiro os alunos estão se sentido atraídos pelo conteúdo das aulas”, disse Carlos.

Ele ainda destaca que as aulas de ‘Educação Financeira’ têm desmistificado a ideia de que investimento é apenas para quem tem uma renda alta. “Muitos dos alunos não têm a consciência que, mesmo tenda uma renda baixa, eles podem estruturar melhor o que ganham, o que gastam, além de se organizar para gastar um pouco melhor e, quem sabe, até projetar investimentos e tirar essa mentalidade que investimento é coisa de gente rica”, afirmou o professor.

O aluno Yuri Manoel, de 14 anos, já planeja poupar a renda para viajar para o exterior. “Quero juntar um dinheiro para poder ir para fora do país. Pelo que eu já vi há opções legais para guardar o dinheiro e, assim, depois eu ter uma renda para conseguir viajar. Posso até, quando estiver fora, investir em ações e fazer uma renda a mais”, destacou.

Em casa a economia também pode ajudar. É o que faz Victor Hugo Rodrigues, de13 anos. “Em casa, com as pequenas coisas, como apagar uma luz, é possível economizar e, assim, conseguirmos ajudar nossos pais”, pontuou. Ele, inclusive, é um dos alunos responsáveis por elaborar o site que auxilia e orienta os internautas sobre formas de se economizar.

Veja aqui o espaço de divulgação. (http://rendas.rf.gd/?i=1#first)

Texto: Geiza Ardiçon