Prazo para segunda etapa da coleta de dados encerra dia 17 de março

Roraima

07.02.2023

A coleta do Censo Escolar 2022 já está na segunda etapa. Gestores, secretários escolares ou responsáveis pelas escolas têm até o dia 17 de março para informar os dados no sistema Educacenso.

A primeira etapa do Censo Escolar 2022 encerrou no dia 1º de agosto do ano passado, momento em que foram coletadas informações sobre o quantitativo de alunos, dados de professores e gestores, bem como informações sobre o funcionamento das instituições. Também foram coletados dados sobre o Novo Ensino Médio em escolas que já aderiram ao modelo.

Esta segunda fase do Censo Escolar é chamada de “Situação Aluno”, e nesta etapa são coletados dados sobre o movimento do aluno com informações sobre transferências, abandono ou falecimento, e sobre o rendimento, ou seja, se ele foi aprovado ou reprovado no ano letivo.

“Convocamos todos os gestores das escolas da educação básica do estado, seja pública ou privada para alimentar o sistema Educacenso. A coordenação estadual está à disposição para eventuais dúvidas. Estamos localizados no prédio da Seed, no Centro da capital ”, ressaltou Rosalete Saldanha, coordenadora do Censo Escolar na secretaria.

Todas as informações do Censo Escolar são consolidadas no SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) para compor o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um dos principais indicadores educacionais do país.

A PESQUISA

O Censo Escolar é realizado em todo o País pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e ocorre de forma simultânea e programada em todos os estados.

Por meio da coleta de dados, é possível obter informações individualizadas de cada estudante, professor, turma e escola do Brasil, de todas as redes, públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas.

É com base no Censo Escolar também que são definidas as políticas públicas educacionais e o repasse de recursos do Governo Federal para o fomento das ações na área da educação.