Pré-matrícula de novatos na rede estadual segue até 20 de dezembro

Alagoas

05.12.2023

Dezembro começou e, com ele, o prazo para a pré-matrícula de alunos novatos na rede pública estadual para o ano letivo de 2024. Desde 1º dia deste mês, os candidatos podem acessar o site www.matriculaonline.al.gov.br para realizar o procedimento. Até aqui, cerca de oito mil estudantes já fizeram a solicitação. O prazo se encerra no próximo dia 20.

Superintendente da Rede Estadual de Ensino, Dileusa Costa reforça a importância do procedimento para os pais e responsáveis pelos estudantes, uma vez que não há previsão de prorrogação da data-limite.

 

“Será um grande ano letivo. O Governo do Estado tem trabalhado firme para que os indicadores educacionais cresçam a cada ano, garantindo, assim, uma educação de qualidade. Então, lembramos o prazo aos candidatos. Os formulários precisam ser preenchidos corretamente, tanto pelos representantes dos alunos, quanto pelos gestores das unidades escolares”, destaca a superintendente.


Estão sendo ofertadas vagas para o 1º e 6º anos do Ensino Fundamental/Fundamental Integral; 1ª série do Ensino Médio/Médio Integral; e 1ª série do Ensino Médio Integral Integrado à Educação Profissional. Também há vagas para o 1º e 5º períodos do turno diurno, e para o 1º e 6º períodos do turno noturno, do Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para alunos com ao menos 15 anos de idade. Por fim, o candidato também pode cursar o 1º período do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA Modular), desde que tenha ao menos 18 anos de idade.

Escolha das unidades

No ato da pré-matrícula, os candidatos ou seus responsáveis legais precisam informar, além dos dados, a série pretendida e escolher três opções de escola na qual deseja estudar.

 

 

A distribuição de vagas é feita com base na disponibilidade física de cada unidade de ensino, enquanto o tipo de atendimento prestado, de acordo com a ordem de prioridade que consta no edital de convocação, que pode ser conferido no site http://www.educacao.al.gov.br/documentos/category/330-portarias-2023.

 

O candidato com deficiência, por sua vez, deve declarar a informação no ato do cadastro. Além disso, é obrigatório que todos os alunos possuam CPF para efetivação da pré-matrícula. Em caso de lotação do aluno em uma unidade diferente da escolhida na pré-matrícula, por razão de esgotamento das vagas, será disponibilizado, gratuitamente, em caso de necessidade, o transporte escolar ao estudante.

Confirmação

Após o período da pré-matrícula, os alunos devem acessar novamente o site http://www.matriculaonline.al.gov.br, desta vez entre os dias 13 e 19 de janeiro de 2024, para conferir o resultado. Vale lembrar que a confirmação da vaga só será feita, nesse mesmo período, após o encaminhamento da documentação obrigatória à unidade de ensino para a qual o aluno for selecionado.

Alunos "da casa"

Por fim, para os alunos veteranos, ou seja, que já estudam na rede estadual e desejavam mudar de escola, o pedido de transferência interna foi encerrado no último dia 30. A divulgação do resultado ocorrerá entre os dias 11 e 12 de janeiro de 2024. Já a renovação de matrícula dos alunos que permanecerão nas mesmas escolas será feita entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2024.

Henrique Pereira/Ascom Seduc