Prefeitos da região norte de Goiás participam de Encontro de Prestação de Contas da Educação

Prestação de contas

27.08.2021

Prefeitos, secretários municipais de Educação e vereadores da região norte de Goiás participaram, na manhã desta quarta-feira (25/8), da quarta edição do Encontro de Prestação de Contas da Educação e de Suporte Técnico às Secretarias Municipais de Educação no Simec/PAR.

Presidida pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, a reunião teve o objetivo de apresentar aos representantes municipais os investimentos do Governo de Goiás nas escolas estaduais localizadas nos 26 municípios do norte goiano.

“Essa é uma ação diferenciada no sentido de ‘abrir a caixa’ da Secretaria de Estado da Educação e aproximar prefeitos, vereadores, secretários municipais de Educação e lideranças”, afirmou Fátima Gavioli na abertura do evento.

De acordo com a secretária, a intenção é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação em todo o estado, estreitando a relação entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e as secretarias municipais de Educação por meio da apresentação dos serviços que estão sendo disponibilizados pelo Estado.

Seduc Regulariza e Siap 

Na oportunidade, os representantes do norte goiano puderam conhecer programas e ações desenvolvidos pela Seduc e que podem contribuir para a execução de ações nas unidades das redes municipais de Educação.

Um desses programas é o Seduc Regulariza, que possibilitará aos municípios a regularização das contas vinculadas ao transporte escolar. De acordo com o superintendente de Gestão Administrativa, Leonardo de Lima Santos, a proposta foi desenvolvida em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e busca regularizar as pendências dos municípios sem a necessidade de intervenção jurídica.

“Nosso papel não é penalizar ninguém, e sim organizar a ‘casa’”, afirmou o superintendente, destacando que a intenção é solucionar o problema e garantir a manutenção do serviço de forma conjunta e parceira.

Outra novidade apresentada durante o encontro foi a disponibilização do Siap (Sistema Administrativo e Pedagógico) para uso das equipes das secretarias municipais de Educação. O sistema, que está em uso na rede estadual de Educação desde 2014, vinha sendo requisitado há anos pelas prefeituras em razão de suas funcionalidades.

Segundo o superintendente de Tecnologia da Seduc, Bruno Marques Correia, após um período de adaptação o Siap está pronto para cessão de uso e já pode ser aderido pelas redes municipais de Educação. Para realizar a adesão ao sistema, as equipes devem encaminhar um ofício à Seduc, indicando o responsável técnico pela gestão do sistema em seu município.

Balanço 

Para a secretária municipal de Educação de Ceres, Elian Bernadete de Faria Oliveira, o evento foi uma oportunidade de conhecer e estreitar os laços entre as redes de Educação, possibilitando uma gestão mais igualitária e responsável.

“Nesses 36 anos em que vivi a Educação, eu nunca vi tantos investimentos na área educacional como estão sendo feitos nesse Governo. O nosso município não tem esse aporte financeiro para fazer tantos investimentos, mas esse momento está sendo um espelho, para nós secretários, do que podemos ter e fazer para a melhoria das unidades”, elogiou Elian Bernadete.

Além da secretária municipal de Educação Elian Bernadete, estiverem presentes representantes dos municípios de Alto Paraíso, Bonópolis, Campinaçu, Campinorte, Ceres, Crixás, Estrela do Norte, Formoso, Mara Rosa Minaçu, Montividiu do Norte, Mozarlândia, Mundo Novo, Mutunópolis, Niquelândia, Nova Crixás, Nova Iguaçu de Goiás, Novo Planalto, Porangatu, Santa Tereza de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Francisco de Goiás, São Miguel do Araguaia, São Luís do Norte, Trombas, Uirapuru, Uruaçu.

Participaram da cerimônia o assessor especial da governadoria, Lívio Luciano; os deputados Glaustin da Fokus e Bruno Peixoto; o presidente e o vice-presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Carlão da Fox e Siron Queiroz; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás, Bia Lima; o prefeito de Bonfinópolis, Kelton Pinheiro; os coordenadores regionais de Educação de Uruaçu, Porangatu, Goiás, Itapaci, Minaçu e São Miguel do Araguaia e servidores da Seduc.