Alguns "Casos de Sucesso" do Prêmio Gestão Escolar.
Escola Estadual Geraldo Melo utiliza a comunicação para mobilizar pais de alunos
Unidade atende a população do Graciliano Ramos e bairros do entorno desde 2002
Carro de som, microfone na mão, um aviso manuscrito e a vontade de estar mais próximo da comunidade escolar e das famílias dos 2 mil alunos. É desta forma que o diretor geral da Escola Estadual Geraldo Melo, professor Nilson Ferreira, percorre as ruas do bairro Graciliano Ramos, em Maceió, e utiliza um carro de som para convocar os pais a participarem das reuniões com professores e a direção da escola.
Ferreira revela que a estratégia serve para estabelecer um contato mais próximo com os pais de alunos. “Só para se ter uma ideia, nossas reuniões sempre acontecem aos sábados à tarde e conseguimos reunir aproximadamente 400 pais”, expõe.
Ele vibra com o trabalho que a escola tem desenvolvido com os estudantes e descreve que a instituição tem um grupo responsável por utilizar a comunicação para fazer chegar à comunidade as ações, os projetos pedagógicos e as atividades de extensão desenvolvidas pela escola.
Além disso, uma rádio criada dentro da escola tem sido um instrumento importante para integrar os alunos. Suzynande da Silva, uma tímida aluna do 7º ano do Ensino Fundamental da escola, revela que o rádio mexe com sua imaginação. A garota se transforma ao entrar no estúdio da rádio interna. Ela admite gostar de samba de raiz, funk, rap e hip hop. “Penso em ser cantora ou locutora de rádio”, evidencia. O veículo de comunicação inventado pelo italiano Guglielmo Marconi coloca um sorriso nos lábios dela.
Elaine Maevylle, aluna do 1º ano do Ensino Médio, confessa que gosta de comunicação e que pretende ser jornalista. “Adoro falar na rádio do colégio. Gosto de passar alegria e descontração durante o horário do intervalo na escola”, declara.
O diretor destaca que a rádio atende ainda aos alunos do Programa de Educação em Tempo Integral e serve como instrumento de entretenimento. “As músicas são selecionadas previamente. A rádio funciona no horário do intervalo e na abertura de cada turno da escola. No momento a utilizamos apenas internamente. Nosso próximo passo será disponibilizá-la na web”, declara.
A escola também distribui anualmente seu jornal institucional. Ele serve como uma espécie de prestação de contas daquilo que aconteceu ao longo do ano no ambiente escolar. Nele são veiculadas matérias produzidas pelos alunos, professores e a própria direção da escola. O site da escola está em fase de conclusão e alguns professores utilizam mídias sociais com os alunos. A unidade escolar também utiliza alguns murais no processo de comunicação com seus estudantes.
Elisângela Xavier, 17 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio, comemora o fato da escola utilizar estes instrumentos comunicacionais para estabelecer uma relação mais estreita com os moradores do bairro. Ana Carolina de Souza, 16 anos, disse que acha bem interessante a utilização dos veículos de comunicação. “Penso em fazer comunicação social. Estou bastante estimulada”, confessa.
José Evaristo, 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio, garante que os pais e a comunidade do entorno escolar tomam conhecimento de tudo que é feito na escola através dos veículos que a instituição utiliza.
Retrospecto – No ano passado, a escola venceu a versão estadual do Prêmio Referência em Gestão Escolar, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, e representou Alagoas em um programa de intercâmbio educacional nos Estados Unidos. A Escola Estadual Geraldo Melo está localizada no Conjunto Graciliano Ramos, em Maceió, e foi inaugurada em abril de 2002.