Prêmios “Professores do Brasil” e “Gestão Escolar”​ são apresentados em Alagoas​

Alagoas

27.07.2015

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), lançou nesta quarta-feira, dia 15, os Prêmios “Professores do Brasil” e “Gestão Escolar”, que a partir deste ano, serão ofertados conjuntamente como a Iniciativa "Educadores do Brasil". Os prêmios visam reconhecer as boas práticas de gestão e valorizar os professores das redes públicas do ensino básico do Brasil. As  inscrições estão abertas desde 18 de junho e prosseguem até o dia 14 de setembro pelo site www.educadoresdobrasil.org.br.

Ao todo, 30 gestores participaram da solenidade de apresentação dos prêmios no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

A coordenadora estadual dos prêmios, Antonina Góes, informa que podem participar dos prêmios escolas e professores do Estado e dos municípios, porém, cada um com apenas um projeto. Segundo ela, haverá a massificação dos prêmios de forma a incentivar um grande número de inscrições.

"Estamos, nesse momento, fazendo a divulgação dos prêmios, como também incentivando as inscrições das boas práticas, para mostrarmos o que temos de melhor na educação de Alagoas", afirmou Antonina. 

 Para ​João Pereira, prefeito d​o município de Santa Luzia do Norte​ ( a 27, km da capital Maceió)​, os prêmios são um importante incentivo para as escolas e os educadores que primam pela qualidade do ensino público em Alagoas.

Os prêmios - As duas premiações são iniciativas do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e participação direta das secretarias estaduais e municipais de Educação. 

O “Prêmio Gestão Escolar 2015 – 2016” busca reconhecer as boas práticas nas salas de aula, além de incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores. Os projetos devem envolver também a comunidade estudantil, ou seja, mais, alunos e demais funcionários da escola. 

Já o “Prêmio Professores do Brasil” está na 9ª edição e visa  divulgar o trabalho de professores que contribuem para a melhoria da qualidade dos processos de aprendizagem. Os professores interessados podem se inscrever enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos. 

Neste ano são seis categorias: creche – Educação Infantil, pré-escola – Educação Infantil, ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos – anos iniciais do Ensino Fundamental, 4º e 5º anos, anos iniciais do Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano – anos finais do Ensino Fundamental, e Ensino Médio.