Educação
09.03.2021Foto: Luis Fortes/MEC
O secretário de Educação do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Vitor de Angelo, conversou na tarde desta terça-feira (9), com o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Foi a primeira reunião dos dois após a posse do secretário na presidência do Consed, que ocorreu em fevereiro. Angelo apresentou ao ministro uma prévia da Agenda da Aprendizagem 2021-2022, que está sendo construída pelos secretários estaduais e municipais de Educação. O documento reúne os temas considerados prioritários para os gestores pelos próximos dois anos, como o Ensino Híbrido. O Consed busca o apoio do MEC na construção das políticas propostas pela agenda.
O presidente do conselho também pediu o apoio do ministro na priorização da vacinação dos profissionais da Educação, assim como na destinação dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações - Fust, para as políticas de acesso a internet nas escolas públicas. Milton Ribeiro adiantou que vai marcar uma agenda com os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e das Comunicações, Fábio Fária, para tratar desses assuntos, ao lado dos presidentes do Consed e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime.
Esses dois temas também estão presentes em um documento que o Consed e a Undime entregarão ao MEC nos próximos dias, além do pedido de reprogramação dos recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE).
Mais cedo, Angelo esteve com o presidente do FNDE, Marcelo Fonte. Eles conversaram sobre algumas das principais demandas das redes estaduais, especialmente a execução de recursos de programas federais. O presidente do Consed convidou Fonte para participar da próxima reunião do conselho de secretários e pediu que o FNDE realize reuniões regionais com os gestores estaduais, para que possa compreender e atender as peculiaridades de cada região do país. Essa agenda será articulada entre o Consed e o FNDE.