Presidente do Consed visita o Piauí para conhecer as principais ações da Educação no Estado

Piaui

22.02.2022

Nesta segunda-feira (21) o secretário de Educação do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo, visitou o Piauí para conhecer as principais ações da Educação no estado.

A visita faz parte do projeto Consed Itinerante, que tem o objetivo de compartilhar as boas práticas das redes estaduais entre os secretários. Em Teresina, o Secretário de Educação do Piauí, Ellen  Gera, recebe Vitor de Angelo para uma vasta programação. As atividades começaram pela visita ao projeto Piauí Conectado.

Em visita ao projeto, Vítor elogiou a iniciativa do Piauí, que segundo ele, serve de inspiração para outros estado. "O Piauí sai na frente com esse grande projeto tecnológico e que serve de inspiração para outros estado, sobretudo nesse período de pandemia, onde o uso da internet e da tecnologia foram imprescindíveis não só para a administração pública, mas para a educação como um todo", analisou o presidente do Consed.

"Todos os serviços, hoje, estão em nuvem e a pandemia veio mostrar isso. O Piauí já tinha adotado algumas medidas na Educação com uso de tecnologias educacionais. Em 2012, nós implantamos o nosso sistema de mediação tecnológica; em 2015 a deputado Rejane Dias expandiu esse modelo onde tinhamos 3 estúdios de transmissão e 300 kits e em 2018 passados para 6 estúdios e 900 kits de mediação distribuídos em todo o Piauí. Hoje, temos 8 estúdios e isso dá a possibilidade de produzir materiais diversos e fazer a formação de professores. Quando a pandemia chegou nós estavámos totalmente preparados para oferecer essa tecnologia aos estudantes", disse o secretário de educação Ellen Gera.

Essa experiência de utilizar a tecnologia no ensino é notada em meio a muitas histórias na rede de ensino e um exemplo é do estudante Igor Juliano, do CEEP Paulo Ferraz. "Lá na escola, em parceria com o Piauí Conectado, eu pude fazer um curso da Cisco. Eu tive a oportunidade de realizar alguns cursos e tive um desempenho bom e o professores falaram para a gente de uma possível de levar isso a frente para melhorar nosso currículo e recentemente uma proposta de estágio para estagiar aqui na Piauí Conectado justamente por eu ter feito os cursos. Essa parceria é muito relevante e é importante na minha vida", disse Igor. 

O Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico, em Teresina, também foi um pontos visitados pelo presidente do Consed. A rede estadual piauiense é uma referência nas ações de conectividade e da Educação Profissional e Técnica. Na escola, Vitor de Angelo pode conhecer os laboratórios e um pouco das práticas dos alunos nas áreas de segurança do trabalho e  mecânica automotiva dentro do centro educacional.

Inaugurado em fevereiro de 2017, o CEEP José Pacifico vem se destacando, anualmente, na oferta do Ensino Médio integrado a cursos profissionalizantes. Além de serem preparados para o ingresso universitário, por meio do Enem, os estudantes desenvolvem técnicas que contribuem no seu desenvolvimento inicial para o mundo do trabalho.

"O Brasil todo tem feito grandes investimentos na área da educação profissional. No Espírito Santo também temos trabalhado muito nessa área, principalmente aliando a educação profissional com as escolas de tempo integral. Aqui no Piauí me deparei com uma grande estrutura educacional, que é o Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico, e quero dizer que o Piauí está de parabéns por essa e outros grandes feitos na área da educação", afirmou Vítor de Ângelo.

Ainda na agenda desta manhã, ao lado do secretário Ellen Gera, o presidente do Consed teve um encontro com o governador Wellington Dias, onde tratou sobre os desafios da retomada das aulas presenciais e da recuperação da aprendizagem no pós-pandemia.

Para finalizar a agenda no Piauí, o secretário de Educação do Espírito Santo e presidente do Consed, Vitor de Ângelo, visitou os estúdios do Canal Educação para conhecer melhor a estrutura da Mediação Tecnológica.

Durante a passagem, o secretário de Educação, Ellen Gera, apresentou os estúdios fixos e a equipe técnica e pedagógica que coordena, diariamente, o trabalho do Centro de Mídias. Além disso, foi uma oportunidade de fazer um balanço das principais ações da Rede Estadual de Educação do ano de 2021.

O Canal Educação, atualmente, possui 07 estúdios fixos e 01 estúdio móvel, que, durante o trabalho diário, permitem a transmissão de aulas para os 224 municípios do Piauí, além de outros estados do Brasil.

A plataforma, que oferta desde o Ensino Fundamental II até a Educação Superior, abrangendo, também, os Cursos Técnicos concomitantes do eixo de Gestão e Negócios, comporta cerca de 4 teras de conteúdos pedagógicos, onde professores e estudantes, tanto da Rede Municipal quanto da Rede Estadual, podem acessar aulas por modalidade, matriz, objetivo de aprendizagem e componente curricular.