Preuni Seduc alcança jovens de diferentes cenários sociais e garante acesso ao Ensino Superior

Sergipe

23.02.2022

O Pré-Universitário, curso preparatório do Governo de Sergipe para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), é uma importante ferramenta de apoio à inserção dos jovens sergipanos no Ensino Superior. Com 44 polos espalhados em todo o território de Sergipe, o Preuni atendeu em 2021 mais de 5 mil jovens e a primeira parcial do resultado do Sistema de Seleção Unificada (SISU) é de mais de 425 estudantes aprovados. As classificações tendem a aumentar o resultado geral, conforme seja computado o resultado de todos os polos e das próximas chamadas.

No município de Lagarto, território Centro-sul, a aprovação no Ensino Superior veio em dose dupla e alegra uma família pautada por muita luta. Raimunda Renildes dos Santos Xisto é a mãe dos alunos Kauan Santos Xisto e Kaylan Santos Xisto, do Colégio Estadual Sílvio Romero. Eles acabam de concluir o Ensino Médio e durante o ano passado complementavam as aulas no polo Abelardo Romero Dantas, também em Lagarto. 

Kauan foi aprovado em Letras/Francês e Kaylan no curso de Design, ambos na Universidade Federal de Sergipe. Raimunda Renildes, como professora da Educação Básica e consciente da transformação que a educação gera na vida das pessoas, mora com os filhos e o restante da família no povoado Quilombo, zona rural de Lagarto. Ela conta que os meninos passaram praticamente o Ensino Médio inteiro longe da escola em função da pandemia de covid-19. 

“Sempre acompanhei de perto o incentivo de toda direção e professores do Silvio Romero de muito compromisso com a Educação Pública. Tivemos a sorte de além de estarem fazendo o Ensino Médio de qualidade, foram sorteados para fazer o cursinho do Preuni que inicialmente foi online. Meus filhos passavam praticamente o dia inteiro e boa parte da noite na tela do celular estudando. Quando iniciou as aulas presenciais ficou ainda mais difícil, pois estudavam pela manhã no Ensino Médio, pegando transporte escolar às 6h e chegava em casa quase 13h, tendo que voltar às 18h para o Preuni a noite. Chegava tarde da noite em casa, mas sempre muito focados nos estudos”, relatou Raimunda Renildes.

É do Centro-sul do estado que também perpassa a trajetória de Angélica de Santana Santos, 28 anos, cega, moradora do povoado Salobra, no município de Simão Dias. No ano passado ela estudou o Ensino Médio no Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Marcos Ferreira concomitante às aulas no polo do Pré-Universitário. Angélica foi aprovada em 1º lugar no curso de História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Com um aparelho celular adaptado, Angélica conseguiu acompanhar as aulas no formato online a partir da tecnologia de leitura de documentos do tipo PDF. “Como a maior parte do tempo as aulas foram online eu não tive muita dificuldade porque os conteúdos eram disponibilizados em PDF e o leitor de tela do celular conseguia ler para mim. Já no Pré-Universitário a maioria das aulas eram por vídeo, então eu escutava e depois estudava com o livro digital que também disponibilizavam. Eu tenho muito a agradecer aos professores e toda equipe tanto do Preuni quanto do Ensino Médio, pois sempre me trataram muito bem, agradeço a eles por essa aprovação. Todos eles foram maravilhosos”, concluiu Angélica Santana. 

De Canindé do São Francisco, no Alto Sertão sergipano, Laércio Vicente Nobre é outro jovem que começa a galgar os passos em direção a uma trajetória acadêmica no estado vizinho. Estudante do polo do Preuni sediado no Centro de Excelência Dom Juvêncio Britto, ele conquistou a primeira colocação no curso de História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Com o apoio e incentivo da professora Carla Silveira, Laércio entendeu que essa era a maneira de aumentar as chances de passar no Sisu e conquistar uma vaga no Ensino Superior. 

“A professora Carla Silveira foi quem me convidou para participar do Pré-Universitário porque estudar lá ajudaria com as minhas notas e eu teria mais chances de passar na faculdade para fazer um curso que eu gosto e foi isso que aconteceu. As aulas foram ótimas, me ajudaram bastante, também pude perceber que minhas notas do último Enem não eram tão boas, tão altas quanto o que eu tirei agora. Graças ao Preuni, as dicas que os professores me deram, as aulas, a motivação, quando chegou na hora do Enem eu peguei o conhecimento que eu tinha, todas as informações e decidi aplicar lá na prova”, contou Laércio. 

Também foram aprovados Thaís kamilly Araújo Camões, em Engenharia de Alimentos, na Universidade Federal do Mato Grosso, aluna do Polo Glorita Portugal (São Cristóvão); Lys Lainne Carvalho Santos, em Design na Universidade Federal de Sergipe (UFS), aluna do Polo Ulisses Guimarães (Umbaúba); Ana Gabriela Bispo dos Santos, em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), aluna do Polo Murilo Braga (Itabaiana); Alan Araujo Gomes, Ciências Contábeis (UFS), aluno do Polo Ulisses Guimarães (Umbaúba); José Magno Monte Joaquim, Jornalismo (UFS), aluno do Polo Japaratuba; Mislaine Pereira de Souza, Engenharia Ambiental (UFS), aluna do Polo Lourival Baptista; Vitória Karolaine Santos Tanázio, Química industrial (UFS), aluna do Polo Coelho e Campos; dentre vários outros.