Primeira semana de aulas das escolas da rede estadual inicia com dinamismo e atividades interdisciplinares

Tocantins

01.02.2024

O ano letivo teve início na rede pública estadual do Tocantins na segunda-feira, 29. O retorno foi para os estudantes do ensino regular, que terão até sexta-feira, 2, a Semana de reconexão, com o objetivo de fortalecer os vínculos da comunidade escolar e os propósitos da aprendizagem. 

As unidades escolares estão recepcionando o corpo discente com muito dinamismo, com a finalidade de tornar o ambiente escolar mais acolhedor, agradável e propício para a vivência harmônica, o que pode contribuir para a concretização do ensino e aprendizagem de qualidade. As escolas Centro de Ensino Médio de Taquaralto e Escola Estadual Liberdade, de Palmas, estão entre as unidades que estão com programação especial. 

No CEM de Taquaralto, as atividades foram interdisciplinares, com destaque para o concurso de forró, com composição de mesa de jurados; realização de embaixadinha, com um estudante representando as equipes que foram formadas; continue a letra da música, atividade, em que o estudante ouve parte da música e continua a cantar ao parar de tocar; estouro de balão; dança de cadeiras; quem é o cantor ou qual é a música.

A estudante Priscilla Melo dos Santos, da 3ª série do ensino médio, participou ativamente das atividades. “É um momento em que a gente percebe que a escola é um ambiente acolhedor, pela forma de organização. Estamos recebendo vários professores novatos e tudo contribui para a melhoria da aprendizagem”, destacou.

A professora Égly Sterfane da Silva Borges, de Língua Portuguesa, é uma das envolvidas no momento de interação com todas as turmas. Ela é uma das novas concursadas e expressa sua sensação. “Estou muito feliz em fazer parte do quadro de servidores da Educação do Tocantins. Estou sendo muito bem acolhida e pretendo desenvolver um trabalho significativo no ensino e na aprendizagem do Estado”, ponderou.

O professor de Química, Rogério Gester, também é um dos novos concursados e trabalha no CEM de Taquaraldo. Para ele, a realidade local é outra. “É possível fazer uma análise comparativa, já que venho de outro estado. Minha expectativa é desenvolver um bom trabalho nessa área educacional”, pontuou.

Atividades diversificadas

Na Escola Estadual Liberdade, as atividades de recepção também são diversificadas, envolvendo exibição de filmes, painel com mensagem motivacional, oficina de corpo e movimento, jogos matemáticos e arte como terapia.

O professor de Língua Portuguesa na Escola Liberdade, Wolney Jácomo de Sousa, destacou a importância de fazer parte desse momento. “Meu sentimento é o mais nobre possível, em retornar à sala de aula e poder proporcionar o meu melhor em minha área de conhecimento aos estudantes e à comunidade escolar”, comentou.

O estudante Aquiles dos Santos Rodrigues, da 3ª série do ensino médio e vice-presidente do Grêmio Estudantil, da Escola Liberdade, comentou sobre suas expectativas e perspectiva de futuro. “Estou concluindo o ensino médio e pretendo fazer um concurso público, porque assim terei uma garantia de estabilidade no trabalho. Esse momento de acolhida na escola é importante para que ocorra a interação entre os que já são estudantes e os novatos se sintam incluídos na comunidade escolar”, finalizou. 

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Alves/Governo do Tocantins