Primeiro encontro presencial do projeto Educato – Rede de Colaboração Tocantins ocorreu nessa quarta (18)

Tocantins

18.01.2023

Profissionais de Educação do Tocantins participam do encontro presencial do Projeto EducaTO – Rede ColaborAção Tocantins (RCT) nessa quarta-feira, 18, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), na  Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, para discutir medidas voltadas à melhoria da qualidade da Educação nas redes municipais e estadual.

O evento conta com a participação de mais de 400 profissionais de educação, e tem como objetivo proporcionar às referidas redes e aos sistemas municipais de ensino formação, acompanhamento e avaliação para melhoria do processo de gestão e prática pedagógica, voltados para o fortalecimento da aprendizagem. Na abertura do encontro foram apresentados às equipes e  planos de trabalho do projeto.

Os profissionais participarão das atividades pedagógicas, até a próxima sexta-feira, 20. Dentre as atividades, destacam-se mesas de discussões e debates – para apresentação de responsabilidades e contribuições das instituições e agentes públicos, para efetivação do direito à educação nos municípios, além de oficinas pedagógicas, para associar teoria à prática no trabalho docente.

Para o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, o trabalho pedagógico deve ser realizado em parceria entre as redes. “Para a Secretaria de Estado da Educação, não há distinção entre os estudantes das redes, haja vista que todos são alunos do território do Tocantins. Nossa parceria é para fomentar a aprendizagem desde os anos iniciais da educação básica à conclusão do ensino médio, para que os estudantes estejam em condições de ingressar no ensino superior”, destacou.

Maria da Conceição Pereira dos Santos Fernandes, supervisora municipal, em Itaporã do Tocantins, participou do encontro e acompanha o trabalho de formação em seu município. “Um dos pontos essenciais do projeto são as ações desenvolvidas para a melhoria da aprendizagem, que ficou em defasagem no período da pandemia da Covid-19”, ponderou.

Para o supervisor regional do projeto, Rodson Layne Luz Barbosa, as ações desenvolvidas são importantes de modo geral para os envolvidos. “O processo de formação e capacitação dos professores possibilita a melhoria das ações pedagógicas desses profissionais, bem como da aprendizagem dos estudantes pertencentes às séries iniciais da educação básica”, pontuou.

Formadora da Educação Infantil no projeto, Jandilene Gualberto Pereira Fôlha conta sobre o trabalho que desenvolve. “Trabalho desde o ano de 2020, e discuto a forma de como retornar às aulas, por meio das tecnologias, objetivando a recuperação das aprendizagens com foco na formação, avaliação, acompanhamento e monitoramento”, destacou.

A professora Maria Auxiliadora Seabra Rezende, senadora eleita, participou do encontro de forma virtual. Para ela, o trabalho deve ser fortalecido com parcerias e investimentos. “A ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola é um fator importante. A Rede de Colaboração está sendo apoiada com recursos, e isso precisa continuar. Criamos condições iniciais e agora a necessidade de se priorizar com mais incentivos. É de responsabilidade nossa proporcionar o direito de aprender, e ir além de quatro horas de ensino regular”, finalizou.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges