Rio Grande do Norte
18.09.2025Nos dias 16 e 17 de setembro de 2025, o Rio Grande do Norte promoveu, no Praiamar Hotel, em Natal, o encerramento da formação do Pró-Alfa RN e o Seminário Estadual de Boas Práticas. O encontro consolidou um ciclo de formações que envolveu formadores estaduais e municipais, além de professores e gestores das redes de ensino, com foco na melhoria da alfabetização e do letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
No dia 16, os formadores estaduais se reuniram com os formadores municipais em 20 salas. O momento foi dedicado à socialização das Cartas Formativas e dos Livros da Vida, instrumentos que registram práticas, reflexões e experiências desenvolvidas ao longo da formação.
Já o dia 17 foi marcado por uma intensa programação no auditório principal do hotel, reunindo representantes do Ministério da Educação (MEC/COGEALF), SEEC, UNDIME, FGV, articuladores estaduais, regionais e municipais e gestores da SEEC. O seminário trouxe mesas de abertura, painéis de comunicação oral, exposição de 64 banners, além de uma retrospectiva em vídeo sobre o percurso do programa.
Foram apresentados relatos de experiências exitosas em quatro trilhas: 1º e 2º anos, 3º ao 5º anos, Coordenação e Gestão. As práticas destacaram o uso da literatura popular, dos jogos educativos, da cultura regional e de estratégias inovadoras de leitura e escrita como instrumentos para fortalecer a alfabetização.
A secretária de Educação do RN ressaltou a importância do momento: “O Pró-Alfa RN é uma política construída em colaboração com os municípios e com o compromisso de garantir que nossas crianças sejam plenamente alfabetizadas na idade certa. Este seminário é a prova de que, juntos, estamos colhendo resultados e fortalecendo o futuro da educação potiguar”, afirmou a professora Socorro Batista.
O encerramento reforçou o protagonismo de equipes técnicas, professores, coordenadores e gestores escolares, que tiveram a oportunidade de compartilhar suas vivências e inspirar novas práticas em toda a rede. O evento também reafirmou o papel do regime de colaboração entre Estado e municípios como caminho essencial para o avanço da alfabetização no Rio Grande do Norte.