Professor da Rede Estadual é finalista da segunda edição do Prêmio Professor Transformador

Paraíba

25.02.2022

Renato Nunes Ramalho é professor de Física da Escola Cidadã Integral (ECI) Professor Crispim Coelho, na cidade de Cajazeiras, que compõe a 9ª Gerência Regional de Ensino. O educador desenvolveu o projeto “Reaproveitamento das águas pluviais e cinzas nas escolas do semiárido Paraibano" e tornou-se finalista da segunda edição do Prêmio Professor Transformador, que contempla estratégias e projetos que transformam a vida dos alunos e das comunidades escolares de todo o Brasil. A premiação final acontecerá em São Paulo, entre os dias 10 e 13 de maio, durante a Bett Brasil 2022, considerada o maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, onde os doze finalistas poderão apresentar seus projetos.

O Prêmio Professor Transformador contempla projetos que são desenvolvidos em todos os níveis da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O professor Renato Nunes Ramalho desenvolveu a iniciativa com os alunos do Ensino Médio, com o objetivo de montar uma empresa sustentável para reaproveitamento de grande parte da água consumida pela escola, como também da água da chuva.

“A proposta surgiu na disciplina Colabore e Inove, em um brainstorming de idéias dos alunos, em seguida montamos uma equipe para competir no desafio Ouse Criar e os próprios alunos amadureceram esse projeto, sempre com muito interesse, responsabilidade e protagonismo tomaram a frente e tornaram o projeto que agora será finalizado esse ano com o produto final. Trata-se de uma estrutura, que será montada na instituição, que utiliza materiais de baixo custo e reutilizáveis como reservatórios de água feitos de geladeiras velhas, uma tubulação feita de bambu e uma bomba de hidrogênio, que utiliza a água como fonte de energia (substituindo combustíveis fósseis como gasolina ou diesel), a estrutura do projeto é totalmente inovadora. Será uma iniciativa minha e dos próprios alunos, donos da empresa que já tem nome, SERTÃO BLUE”, explicou o professor.

Prêmio Professor Transformador - A premiação é promovida pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil, tendo por objetivo valorizar educadores e promover projetos transformadores implementados na Educação Básica. Dos mais de 350 projetos pré-selecionados na etapa anterior, doze foram escolhidos para serem os finalistas. Os segundos e terceiros colocados ganharam uma premiação de R$ 2.500,00, e o vencedor de cada categoria receberá R$ 7.000,00.

Reconhecimento - O professor Renato falou sobre a alegria de ter o projeto reconhecido nacionalmente. “Obtivemos grandes frutos com esse trabalho, falo no plural porque não foi um trabalho individual, sempre tive grande apoio de toda a escola para obter esses resultados e o mais importante em tudo isso não está no fato de algo inovador criado, uma empresa que trará dinheiro, mas sim na transformação na vida destes destas estudantes, maior prêmio está em fazer parte da formação de meninos e meninas que pensam em um bem para todo mundo e para o planeta e é isso que o nosso projeto vem construindo até aqui e levará esse legado a tantos e tantos jovens da Paraíba”, revelou o educador.