Professor da rede estadual é um dos quatro selecionados no Brasil para programa de intercâmbio nos EUA

Sergipe

07.12.2021

O professor Ruam Potter, do Colégio Estadual General Calazans, em Nossa Senhora das Dores (SE), foi selecionado para participar do programa Fulbright DAI/2022, um concurso rigoroso no qual somente quatro professores brasileiros foram aprovados.

O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI) é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que oferece oportunidade para professores efetivos de inglês do ensino médio regular da rede pública estadual e/ou municipal realizarem um curso de aperfeiçoamento de até cinco meses nos Estados Unidos, visando, entre outros objetivos, fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa e oferecer aos participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação.

Ruam afirma que sente o seu sonho ser realizado. “É muito emocionante. Eu também fui aluno de escola pública e sempre sonhei com isso, em viajar, entrar em contato com a língua inglesa, com as pessoas nativas dos Estados Unidos. Eu amo ensinar inglês e procuro dar o meu melhor para os meus alunos. Poder viajar e trazer mais conhecimentos vai ser bom, não apenas para melhorar a qualidade das minhas aulas, mas também porque poderei atingir um maior número de pessoas em Sergipe, e isso é muito gratificante. É uma vitória para a educação pública do nosso Estado”, disse ele.

A Seduc, por meio do Seades/Dase, coordena os programas de intercâmbio, tanto para alunos quanto para professores da rede estadual. Segundo a professora Nádia Cardoso, responsável pelo Fulbright-DAI no estado, “esse curso é extremamente rigoroso. São docentes de 17 países participando, convivendo por cinco meses com outros professores de culturas tão diversas, estudando em uma universidade e ministrando aulas em uma high school nos Estados Unidos”.

De acordo com Carolina Martins, da Comissão Nacional do Fulbright-DAI, “a parceria com a Seduc Sergipe, que desenvolve um trabalho de acompanhamento primoroso aos professores inscritos, reflete nas aprovações do estado. Sergipe é a única unidade federativa que já selecionou dois bolsistas para o programa”.