Professor da rede estadual piauiense desenvolve bengala eletrônica durante Oficina de Robótica

Piaui

13.12.2022

Com o objetivo de expandir o ensino de Robótica na Rede Estadual de Ensino, o Centro de Produção de Robótica e Materiais Didáticos (Centro Maker) tem alcançado diversos alunos e professores, que vêm participando de oficinas e desenvolvendo inúmeros experimentos tecnológicos como o projeto de Robótica. No último sábado (10), estudantes e professores das escolas públicas estaduais do Piauí realizaram a 6ª Feira de Robótica no Centro de Formação de Servidor do Piauí Antonino Freire (CFAF/UESPI), onde apresentaram os resultados de experimentos tecnológicos produzidos por meio do projeto.

Um dos experimentos apresentados foi a “Bengala Eletrônica Para Deficientes Visuais”, produzido pelo professor Júnior Santos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Rocha Neto, localizado no município de Oeiras. O experimento, por sua vez, tem a finalidade de ajudar o deficiente visual a se locomover com segurança, proporcionando aviso sonoro quando da identificação de objetos, por meio de um sensor ultrassônico, a 70 centímetros da ponta inferior da bengala, evitando possíveis acidentes. Com um baixo custo, pretende atender às necessidades de qualquer portador de deficiência visual.

“Criei um protótipo com a placa Arduíno, devido a sua alta capacidade de programação e baixo custo, de forma simples e funcional que identifique objetos na área de verificação de um sensor ultrassônico e emita um estimulo sonoro. O projeto envolve conhecimentos na área de eletrônica e programação”, explica o professor.

O evento contou com a participação de mais de 25 professores do interior e 10 escolas da Rede Estadual de Ensino. Com o fim do curso, os professores participantes irão se empenhar na proposta de desenvolver oficinas de Robótica para os alunos de suas escolas em 2023.

“As oficinas entrarão para complementar a carga horária dos professores através do iSeduc, mas não nos horários comuns de aulas das disciplinas eletivas. Serão inseridas a partir do primeiro semestre de 2023 e ministradas nos finais de semana. Todos os professores vinculados em escolas que participaram das oficinas, ministrarão as oficinas em suas respectivas escolas para os estudantes. Essa proposta inovadora vai possibilitar o desenvolvimento intelectual do aluno em diversas áreas”, afirma o professor Júnior Santos
.