Professor vencedor do 8º Prêmio Professores do Brasil é recebido com festa em Itambé

Pernabuco

09.02.2015

No último dia 08 de dezembro, o professor Jayse Ferreira, da EREM Frei Orlando, de Itambé, representou o Nordeste no 8º Prêmio Professores do Brasil, que aconteceu no Sesc de São Paulo. Idealizador do projeto "Eu sou uma obra de arte: etnias do mundo" - que consiste na valorização das diversas etnias dos alunos da instituição por meio de fotografias -, o docente venceu todos os estados da região na categoria Ensino Médio. A premiação deste ano contou com 6.808 trabalhos inscritos de escolas públicas de 824 municípios do país.Fogos de artifícios, cartazes, faixas e muitos abraços de gratidão e carinho. Assim foi recebido o professor de artes Jayse Ferreira, na cidade de Itambé, Zona da Mata Norte do Estado, pelos alunos, amigos de trabalho e moradores e moradores da região na última sexta-feira (12). Jayse chegou à EREM Frei Orlando com o troféu de melhor professor do Brasil na categoria ensino médio, divulgado um dia antes no 8º Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em São Paulo.

Ainda bastante emocionado com as homenagens que recebeu desde o dia da indicação ao prêmio, Jayse acredita que o momento deve ser de comemoração e reflexão sobre a atual condição do profissional da educação no país. “Agora, os alunos podem se espelhar em um professor e voltar a sonhar em seguir a carreira. Somos simples, de escola com estrutura simples, mas provamos que podemos mudar essa realidade com dedicação. O estudante se orgulha e, consequentemente, se espelha na gente”, declara.

A festa de comemoração – e surpresa – começou por volta das 18h. Dezenas de alunos, pais, professores e os moradores do entorno da unidade de ensino fizeram bonito na chegada do vencedor. “Os próprios amigos se reuniram, compraram fogos de artifícios e os alunos criaram faixa e cartazes em um gesto de agradecimento. Foi uma festa linda, que refletiu parte da alegria que estamos sentindo”, diz a gestora da EREM Frei Orlando, Meirilane Rufino.

Além da iniciativa dos alunos, Jayse recebeu uma placa da Prefeitura de Itambé, uma homenagem da câmara dos vereadores e da Prefeitura de Pedras de Fogo. “Estou muito feliz com todas essas lembranças. Eu e os alunos, que também são vencedores, estamos realizados. Agora a nossa meta é fazer mais projetos como esse”, conclui o docente.

O 8º Prêmio Professores do Brasil contou com 6.808 trabalhos de instituições de todo o país. Durante o evento, 39 professores foram premiados em 8 categorias com 5 colocações. Ao final, os oito projetos vencedores dessas categorias receberam o prêmio. São elas: educação infantil; anos iniciais do ensino fundamental; anos finais do ensino fundamental; ensino médio; ciências para os anos iniciais do ensino fundamental; alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental; educação integral e integrada.