Professora da Educação Especial promove trabalho de aprendizado individualizado e sensibilização de docentes

Paraná

15.10.2021

Professora de Educação Especial há 30 anos, Jaqueline Bensi Siqueira desenvolve no Colégio Estadual João Paulo I, em Curitiba, um trabalho colaborativo voltado ao aprendizado individualizado e à sensibilização dos professores. Com os estudantes, ela promove atividades para descobrir como é o processo de aprendizagem de cada um, respeitando seu tempo e entendendo quais recursos geram melhores resultados. Já com os docentes, o trabalho é direcionado ao entendimento desses processos, visando a contribuir com o melhor desempenho de cada estudante.

“Nosso trabalho na Educação Especial é descobrir como o aluno trabalha e, a partir disso, orientar os professores do ensino regular”, afirma Jaqueline. “Cada um aprende de uma maneira, e é preciso respeitar esses diferentes processos.”

Na sala de recursos multifuncional do colégio, onde é ofertado o Atendimento Educacional Especializado, Jaqueline trabalha com estudantes do 6º ao 8º ano do ensino fundamental. No contraturno, ainda, ela dá aulas de Língua Portuguesa para o 6º ano do ensino regular. A professora também teve experiências profissionais na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) até 2015, envolvendo a estimulação sensorial de crianças desde os 2 anos, com brincadeiras no chão para desenvolver a coordenação motora. 

“O ato da descoberta me encanta. Gosto de participar do ‘descobrir’ da criança, que é um, e do ‘descobrir’ do adolescente, que é totalmente diferente”, diz a professora. 

Ser educador — Natural de Joaquim Távora, no interior do estado, Jaqueline almejava ser professora desde a infância, quando ia de charrete para a escola rural que frequentava. Suas grandes inspirações foram sua professora de alfabetização e a professora de Língua Portuguesa da 8ª série.

“Ser professor significa fazer a diferença para mim e para o outro, tornar melhor o lugar onde estou e o cotidiano das pessoas com quem eu convivo”, declara Jaqueline. “É muito mais do que passar o conteúdo. É conseguir ver o outro no todo, não só como aluno, mas como um indivíduo na sua totalidade, com suas particularidades e com seu próprio tempo de aprender.”

Dia do Professor — Esta é a última das três matérias em homenagem ao Dia do Professor, celebrado nesta sexta-feira (15). Na quarta, foi publicada a primeira, sobre uma diretora que promoveu melhorias na aprendizagem a partir da revitalização de espaços da escola. Na quinta, foi compartilhada a história de um diretor que criou projetos de sala verde e atendimento psicológico para os estudantes.