Professora da Escola Estadual Floriano Viegas Machado participa do 5º Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas  

Mato Grosso do Sul

23.11.2023

Professora mestra Juliana Ferraz, da Escola Estadual Floriano Viegas Machado, participou nos dias 02 a 4 de novembro do 5º Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia - Jalequim, realizado na Universidade de Brasília - UNB, em Brasília.

A professora apresentou dois jogos que foram desenvolvidos e aplicados na E.E. Floriano Viegas Machado em Dourados. O primeiro jogo intitulado “Cara a cara dos cientistas: uma proposta interdisciplinar sobre os saberes negros”, foi idealizado pela estudante Amanda Guimarães na Unidade Curricular “Vida de cientista: de malucos a heróis” e posteriormente aprimorado pela professora com o auxílio do professor de Física Jorge Cardoso e do técnico da CRE5 Sammer Almeida, ambos membros do Quantum LAB Viegas, que utilizaram recursos como gravação e corte a laser com máquina router para confecção de tabuleiro e cards do jogo em MDF.

O segundo jogo intitulado “Jogo da Memória inclusivo: uma proposta para o ensino sobre Tabela Periódica” foi desenvolvido a partir das necessidades apresentadas por uma aluna surda do período noturno da E.E. Viegas. Os trabalhos também contaram com a participação de acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.