Tocantins
13.11.2025
Com o objetivo de transformar a aula numa atividade mais dinâmica, a professora de Matemática, Geneilda Aquino, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Meira Matos, localizada em Aparecida do Rio Negro, promoveu uma atividade prática e criativa como parte do Programa Escola das Adolescências. E como resultado, os estudantes confeccionaram materiais pedagógicos utilizando cartolina, tampas de garrafas, isopor e palitos.
O Programa Escola das Adolescências é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que visa fortalecer os anos finais do ensino fundamental. É uma proposta que busca conectar a escola com a realidade dos estudantes. Na Escola Estadual Meira Matos, a atividade foi realizada com a turma do 6º ano do ensino fundamental e o objetivo é unir aprendizagem e conceitos sobre o trabalho em equipe e sustentabilidade.
Com esses recursos, os estudantes exploraram importantes conceitos matemáticos, como a decomposição dos números naturais, o cálculo da raiz quadrada e a divisão de números decimais, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.
A proposta estimulou a autonomia, o raciocínio lógico e o interesse dos estudantes pelos conteúdos de matemática, mostrando que aprender pode ser divertido, colaborativo e sustentável.
A coordenadora pedagógica, Cristiane Oliveira, destacou a importância da prática. "Essas experiências fortalecem o protagonismo dos estudantes e tornam o ensino mais atrativo. Quando o conteúdo ganha forma, por meio da criatividade, o aprendizado se torna muito mais significativo”, esclareceu.
A gestora escolar, Glaucia Gomes, ressaltou o compromisso da escola com a inovação e a aprendizagem integral. “A Escola Meira Matos acredita que o aprendizado vai além dos livros. Atividades como essa despertam o interesse, incentivam o trabalho em grupo e mostram que a matemática pode ser vivenciada no cotidiano de forma prazerosa e criativa”, ressaltou.
A atividade desenvolvida pela professora Geneilda reforça o compromisso da Escola Estadual Meira Matos com uma educação que alia conhecimento, criatividade e valores humanos. “Ao utilizar materiais recicláveis e transformar o conteúdo matemático em uma experiência prática, os estudantes ampliaram suas competências cognitivas e socioemocionais, compreendendo que a matemática é parte da vida e pode ser aprendida de maneira significativa e sustentável”, explicou.
O estudante Jadson Ferreira Souza, 12 anos, comentou a atividade. “Foi um trabalho realizado em grupo, no qual aprendemos mais sobre os números naturais, como unidade, dezenas e centenas. Gostamos muito dessa aula”, contou.
A estudante Júlia Menezes Batista, 11 anos, aprovou a forma criativa de construir os materiais pedagógicos. “Nós trabalhamos a reta numérica e tivemos uma noção melhor sobre os números negativos e positivos. Foi uma boa aula”, afirmou.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins