Professora da rede estadual de ensino participa da 63ª Edição do Prêmio Jabuti

#PrêmioJabuti

18.08.2021

A Edição 2021 do Prêmio Jabuti, uma das premiações literárias de maior referência do País, tem a participação da professora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Aline Rossi. Ela concorre com o livro infantil “Filô Zezinho em... o que é a Filosofia?”. 

Considerada um patrimônio cultural, a premiação valoriza e destaca autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacam a cada ano, em importância e qualidade do trabalho do profissional na produção de um livro, além de expandir o alcance da cultura literária nacional. 

A professora Aline Rossi criou o projeto "Future-se na Amazônia", que parte da literatura filosófica amazônica para alcançar e desenvolver a consciência cultural. Foi através desse projeto que nasceu o livro “ Filô Zezinho em...o que é a Filosofia?, segundo ela, com o propósito de elevar e tornar acessível a literatura filosófica a todos os públicos, principalmente, às crianças.

  

 

A professora explica que a linguagem da obra é simples e clara e voltada para quem tem interesse em se aproximar da filosofia por meio do olhar simples das crianças. O personagem principal, Filô Zezinho e a sua amiga Mirian, ambos paraenses, dialogam e esclarecem sobre o que é a filosofia. O livro demonstra o cotidiano das duas crianças que aplicam a filosofia em seu contexto diário. 

Para Aline Rossi, a sua participação no Prêmio Jabuti é uma oportunidade de concretizar o objetivo promover um maior acesso à literatura filosófica e também de inspirar outros professores e escritores a publicarem suas obras. O livro pode ser comprado na livraria Fox ou pelo site do Amazon, no valor de R$ 25.

“Tenho como propósito elevar e tornar acessível a todos os públicos a literatura filosófica, tornando-a universal e uma antevisão dos novos tempos pluriculturais que ocorrem. Participar do prêmio é mais uma oportunidade e experiência para concretizar tal objetivo. Resolvi participar do concurso para divulgar o trabalho que estou fazendo na Amazônia, na área filosófica literária, bem como tornar possível e abrir caminho para outros professores e escritores para lançarem as suas obras”, afirmou Aline Rossi.

Prêmio Jabuti

Criado em 1958 e concedido pela Câmara Brasileira de Livro (CBL), o Prêmio Jabuti é um dos mais tradicionais e prestigiados prêmios literários do Brasil, conferindo aos vencedores o reconhecimento do leitor e da comunidade intelectual brasileira.

A edição de 2021 é a 63° e a personalidade literária homenageada deste ano é o escritor Ignácio de Loyola Brandão, autor do famoso livro “Não verás país nenhum'', de 1981.