Professora da rede estadual de Pernambuco vence prêmio por desenvolver projeto voltado ao ensino técnico

Pernambuco

11.05.2023

A professora Eukennya de Araújo Barbosa venceu o Prêmio Educador Transformador na categoria Educação Profissional com o projeto “Aproximação do ensino técnico às experiências do mundo do trabalho”. A divulgação dos resultados ocorreu nesta quarta-feira (10), durante a Bett Brasil 2023, maior evento de educação e tecnologia da América Latina, em São Paulo. Nesta edição, o prêmio teve aproximadamente três mil inscritos.

O Prêmio Educador Transformador, realizado em conjunto pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, tem o objetivo de reconhecer projetos desenvolvidos por professores de todo o País que estão empreendendo em uma educação transformadora nas diversas etapas da educação. Participaram do prêmio professores de escolas públicas ou privadas, que implementaram projetos educacionais nos anos de 2021, 2022 e 2023, com alunos do segmento da Educação Infantil ao Ensino Superior.  

Projeto

A prática do projeto foi aplicada junto aos estudantes do Ensino Médio Técnico em Logística, da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Agamemnon Magalhães, localizada no Recife, capital pernambucana, e viabilizou o acesso a uma formação que ampliasse as chances dos jovens em início de carreira, por meio do desenvolvimento de novas competências profissionais, criação de sinergias com o setor da área de formação e promoção de oportunidades, experiência e novas perspectivas ao mundo competitivo do trabalho. 

De acordo com Eukennya, o projeto tem ajudado a desenvolver habilidades e competências que são essenciais para a formação profissional dos estudantes. "Tenho conectado as minhas disciplinas na atuação em sala de aula para poder alinhar com essa prática na resolução de problemas em forma de pesquisa e na extensão para conectar os estudantes com o mercado de trabalho”, salientou. Durante os encontros, os alunos aprendem competências e habilidades na área de empreendedorismo e criatividade, além de verificar desafios e solucioná-los. 

Premiação 

A professora Eukennya de Araújo Barbosa, ao lado de mais sete ganhadores no Brasil, serão convidados a participar de uma missão técnica nacional custeada pelo Sebrae, em data e destino a definir, além de troféu e certificado de Destaque Nacional no Prêmio Educador Transformador. Os candidatos que saíram vitoriosos também receberão bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora, na modalidade ensino a distância, ministrado pela Faculdade Sebrae, e mais cinco bolsas integrais para as instituições de cada professor. 

“Esse prêmio é a valorização e o reconhecimento do que a gente consegue fazer dentro da sala de aula, conectando os estudantes a outros ambientes. É necessário que a gente consiga entender os nossos estudantes e o prêmio coroa esse feito positivo. A importância de receber esse prêmio é trazer a visibilidade e conseguir impulsionar o projeto a ganhar amplitude”, destacou.