Professora da Rede Pública Estadual é destaque no Prêmio Nacional de Dissertação do ProfHistória

Sergipe

03.08.2021

A professora Eliana Dias Ferreira Oliveira, que leciona no Colégio Estadual Professora Maria Conceição de Santana, localizado no município de General Maynard, no território Leste sergipano, venceu o Prêmio Nacional de Dissertação Destaque do ProfHistória e obteve o 3º lugar com a dissertação intitulada Ponteiros da Memória: Educação Patrimonial no Ensino de História em Sergipe. 

Ela utilizou o Largo da Gente Sergipana, monumento que homenageia os movimentos culturais e a identidade do povo sergipano. No ponto turístico, é possível visitar as oito estátuas que representam, cada uma, diversas manifestações folclóricas típicas: Lambe-sujo e Caboclinho, Bacamarteiro, Cacumbi, Parafusos, Barco de Fogo, Reisado, Chegança, Taieiras e São Gonçalo. 

“Eu fico muito emocionada por saber que um trabalho sobre o Patrimônio Cultural Sergipano recebeu reconhecimento nacional.A premiação atesta o empenho dos profissionais do Ensino Público deste país para a construção de uma educação de qualidade. Fica clara também a importância da formação continuada do professor e o relevante papel da universidade pública nesse processo”, disse Eliana. 

A dissertação consistiu na produção de um jogo didático-pedagógico cujo foco é trabalhar as manifestações culturais presentes no Largo da Gente Sergipana, além do Rio Sergipe e do Museu da Gente Sergipana. O jogo é composto de um tabuleiro, 120 cartas, um caderno de regras, um caderno do professor e um caderno cultural. É possível jogar com seis participantes por partida, ou seja, até três duplas. 

Para jogar, os ponteiros indicam uma das estátuas contidas no monumento, as cartas apresentam os elementos que compõem o jogo, e os jogadores precisam identificar de qual elemento cultural se trata. Em caso de dúvida, o caderno cultural pode ser consultado. Além disso, a professora Eliana explica que, embora seja um jogo de tabuleiro, há possibilidade de desenvolver outros tipos de jogos com as cartas e o caderno do professor, como por exemplo, cruzadinhas e a trinca da memória. 

“O jogo foi elaborado com a participação de estudantes, professores de escolas públicas e dos mestres da Cultura Popular de Sergipe. O mestrado é voltado para o ensino de História, então o jogo trabalha com a ludicidade no ensino de História, e por meio dele fazemos a ponte entre a cultura popular e a História, com o Rio Sergipe trabalhamos meio ambiente no ensino de História também”, relatou a professora Eliana. 

O projeto de Eliana foi desenvolvido no mestrado profissional de Ensino de História (Profhistória) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a orientação da professora Drª. Janaína Cardoso de Mello. O jogo está alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tem um viés interdisciplinar, tendo passado pela observação de professores das disciplinas Geografia, Língua Portuguesa, Educação Física e Arte.

Ainda segundo ela, o objetivo é tornar o ensino de História mais atraente e dinâmico, e assim contar com a  participação dos alunos de forma leve e interessada nas aulas. O jogo é direcionado para as turmas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, e a intenção é que os professores da Rede Pública Estadual de Ensino possam utilizar o jogo nas aulas de História. Por isso, a professora Eliana está estudando formas de viabilizar a distribuição nas escolas. 

Como premiação, a professora Eliana terá o projeto publicado em formato de e-book, menção honrosa e R$ 300,00 em vale-livros.