Professora de Escola Estadual de Mogeiro é selecionada para participar do Missão Pedagógica no Parlamento

Paraíba

01.06.2018

A professora Jéssica Kelly Sousa Ferreira, da Escola Estadual Otávia Silveira, da cidade de Mogeiro, foi uma das selecionadas para a segunda fase do programa Missão Pedagógica no Parlamento. A professora fez um curso Educação à Distância (EAD) e foi selecionada com a melhor nota do Estado.

A professora foi selecionada na primeira fase, juntamente com outros 431 professores de todo Brasil para participar do curso “Educação para a Democracia e o Parlamento”, na modalidade EAD. Após desenvolver estudo sobre a temática e elaborar um projeto a ser desenvolvido na escola onde leciona, foi selecionada para a fase presencial do curso, que acontecerá em Brasília de 3 a 8 de junho, na Câmara dos Deputados.

Nesta fase serão desenvolvidos e aplicados projetos que envolvam a comunidade escolar e o parlamento. Os educadores conhecerão a Câmara dos Deputados e trabalharão conhecimentos relacionados ao parlamento e à educação para a democracia nas escolas. As despesas para a participação dos educadores serão custeadas pela Câmara dos Deputados.

“Meu projeto consiste em primeiramente realizar eleições para presidente de classe e representantes do grêmio estudantil da minha escola. Depois, propus a criação de grupo de WhatsApp entre os alunos das escolas públicas de todos os estados para discutir as propostas dos candidatos ao governo e à presidência”, explicou a professora Jéssica Kelly Sousa Ferreira.

De acordo com a professora, o objetivo do seu projeto é conscientizar os alunos sobre a importância da construção de propostas, seja na escola, seja pelos candidatos ao governo e à presidência, para que aprendam sobre a importância da representatividade. “A aplicação do meu projeto acontecerá com os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, pois neste grupo alguns já têm a possibilidade de votar. Primeiro organizaremos as eleições por turmas e esse representante pensará em propostas para melhorar o dia a dia na escola. Hoje percebo que nossos alunos não têm muita consciência em relação à política e à democracia e essa iniciativa será o pontapé inicial para eles se reconhecerem como cidadãos”, finalizou a professora.

Missão Pedagógica no Parlamento – Trata-se de um programa desenvolvido pela Câmara dos Deputados voltado para a formação de educadores que entendem que a escola é um território para se trabalhar temáticas como a cidadania, política, democracia e Poder Legislativo. O programa acontece em quatro etapas e busca a construção de uma rede nacional de educadores, sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas.

http://paraiba.pb.gov.br/professora-de-escola-estadual-de-mogeiro-e-selecionada-para-participar-do-missao-pedagogica-no-parlamento/