Professora é selecionada para a fase nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Tocantins

03.11.2021

A educadora Rute da Silva Santos, da Escola Estadual Padre Giuliano Morreti, de Tocantinópolis, é mais uma professora tocantinense a chegar à fase final da Olimpíada de Língua Portuguesa. Rute está participando na categoria Memórias literárias. Também estão na fase final a professora Rosana Ribeiro dos Santos, da Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, de Taipas do Tocantins, na categoria Crônica, e as professoras Debora Ferreira da Silva, do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Meira Matos, de Aparecida do Rio Negro, e Jheme Quezia Nunes de Abreu Rodrigues, do Colégio Agropecuário de Almas, que foram selecionadas para a etapa final na categoria Artigo de opinião.

“Estar na fase final da Olimpíada de Língua Portuguesa é emocionante, foi um momento de muita alegria ver o meu nome durante a divulgação dos resultados. Sinto o maior prazer em representar a Escola Giuliano Moretti e de mostrar um pouco do que realizamos. Eu gosto muito de ler e escrever. E proporcionar aos alunos essa experiência com a leitura e a escrita é o mais importante no ensino da língua. A leitura e a escrita nos libertam de muitas algemas, inclusive de amarras interiores. Viva o poder que a literatura tem e viva as memórias do nosso povo, recontadas poeticamente”, comentou a professora Rute.

A estudante Milena Martins dos Santos falou de suas aprendizagens em escrever o texto sobre memórias literárias. “Eu gostei muito das aulas com os conteúdos das olimpíadas. Foi muito importante ter entrevistado a minha tia Consola Brito, que é uma pessoa legal, gentil, educada, guerreira e uma mulher muita religiosa”, enfatizou.

O estudante Kauã Alves Lima também destacou as ideias que o levaram a escrever o seu texto. “Eu aprendi que relembrar as memórias do passado é importante, pois são momentos únicos e marcantes em nossas vidas. Eu aprendi também que devemos sempre praticar boas ações hoje, porque esse momento será parte do nosso passado. E então, agindo sempre assim, teremos boas memórias do passado”, frisou Kauã.

Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa está na sua 7ª edição e é uma iniciativa do Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária (Cenpec), com a o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Os encontros virtuais alusivos às etapas semifinais estão sendo realizados entre o período de 11 de outubro a 16 de novembro, com uma programação diversificada e atividades pedagógicas e culturais. A cerimônia de premiação nacional terá a data e forma divulgadas posteriormente.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins