Professora representa Sergipe no "Encontro Anual Educação Já: renovando o compromisso"

Sergipe

03.05.2022

A professora Cleciane Alves, que leciona Língua Portuguesa no Centro de Excelência Abelardo Romero Dantas, unidade que oferta o Ensino Integral no município de Lagarto, território Centro-Sul de Sergipe, participou nesta semana do “Encontro Anual Educação Já 2022: renovando o compromisso”, promovido pelo grupo Todos Pela Educação, organização da sociedade civil com o objetivo criar uma agenda sistêmica para a qualidade da Educação Básica no Brasil. 

O secretário da Seduc, Josué Modesto dos Passos Subrinho, também compareceu ao evento ao lado da professora Cleciane Alves, momento que oportunizou a reafirmação do compromisso em seguir aprimorando as ações da Educação como Política de Estado de Sergipe. “O Encontro Anual Educação Já é um evento suprapartidário, cujo foco é a melhoria da educação brasileira e, sobretudo, sergipana. Então, comparecer a este evento junto a um grupo comprometido e assistir à participação de uma de nossas professoras é algo que fortalece a nossa rede e os nossos profissionais”, mencionou. 

Por meio da rede Conectando Saberes, iniciativa da entidade parceira da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), Fundação Lemann, a professora Cleciane Alves esteve no evento em São Paulo representando os professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe. 

“Pela primeira vez como professora, estive com os meus pares de todos os cantos do Brasil para pensarmos sobre os problemas inerentes à nossa prática, e ligados a isso, pensarmos em políticas públicas para solucionar ou atenuar os problemas. Então, a perspectiva era diagnosticar os problemas e construir com foco nas soluções”, relatou a professora Cleciane Alves sobre a oportunidade de falar acerca de sua vivência docente. 

O evento recebeu cerca de 350 participantes e teve quatro painéis que abordaram: o papel dos atores legislativos e estaduais no período da pandemia, medidas essenciais para vencer o impacto da covid-19 no ensino e voltar a avançar estruturalmente no ensino, experiências inspiradoras na Educação brasileira e, por fim, um chamamento público pela defesa da Educação Básica Pública, independentemente do partido político, em uma mesa que reuniu figuras de um variado espectro político. Confira a seguir os painelistas e algumas falas de destaque.

A professora Cleciane Alves se apresentou no painel 2: Educação Já - uma agenda sistêmica para a Educação Básica brasileira e evocou a mensagem coletiva dos profissionais da educação para as autoridades, profissionais e intelectuais presentes à solenidade. A apresentação dela deu-se a partir da vivência nas rodas de conversas promovidas pela rede Conectando Saberes desde o ano passado. Segundo ela, as discussões construídas pelo coletivo ocorrem em uma perspectiva horizontal, e fazer parte da articulação dessa agenda em função da qualidade da Educação Básica é também o propósito da Conectando Saberes, unindo docentes para se fortalecerem e dividirem as dores e vitórias, buscando a construção de uma educação básica de qualidade em mais de 80 municípios do Brasil.

“As rodas foram uma oportunidade de desenvolvimento profissional para mim, eu me senti estimulada a pesquisar, ler e me inteirar sobre política pública, formação docente, diretrizes curriculares para a formação de professor na educação básica. Além de tudo isso, as rodas de conversa reafirmaram em mim a certeza no meu propósito de vida: ser professora é o que me move. Foi deste lugar que eu resolvi servir à sociedade, de maneira que não se trata somente de carreira, mas de causa”, disse Cleciane Alves, referindo-se à construção em rede.