Professora Wanessa Sechim participa de encontro com ministro da Educação

MEC

01.09.2016

Josélia de Lima /Governo do Tocantins

Com o objetivo de discutir uma proposta para a implantação do ensino médio integral nas escolas da rede estadual, secretários de Educação de todo o País estiveram reunidos no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, nesta quarta-feira, 31.

A reunião foi coordenada pela secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, e pelo secretário da Educação Básica do Ministério, Rossieli Soares da Silva. Após a reunião, a secretária da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, professora Wanessa Sechim, representou os demais secretários presentes durante a explanação das propostas discutidas na reunião com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho.

A equipe do Ministério da Educação preparou uma proposta para discutir a implantação de escolas de tempo integral do ensino médio nos estados brasileiros. Na proposta estão especificados alguns critérios para que a unidade escolar, e o Estado, possam fazer parte do programa e, assim, obter os recursos necessários para seu funcionamento. A proposta está em construção e foi apresentada para os secretários para discussão e avaliação.

Wanessa Sechim explicou que na conversa com os secretários de Educação foram apontados três desafios: a gratificação para os servidores das escolas, que depende do modelo de cada estado; a infraestrutura das escolas e a sustentabilidade dessas unidades no programa, tendo em vista que este terá vigência de quatro anos e ainda não estão definidos todos os procedimentos após o encerramento do convênio. Com relação à estrutura das escolas, para que haja implantação do ensino em regime de tempo integral é necessário que a instituição possua laboratórios de Ciência, de Informática, dentre outras exigências.

“Com as observações apontadas durante o encontro, o MEC ainda discutirá a proposta e apresentará o edital para todos os secretários, na próxima reunião do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), marcada para ser realizada em Brasília, no mês de setembro”, explicou Wanessa Sechim.

Apoio financeiro

A secretária Wanessa Sechim aproveitou o encontro com o ministro para verificar as solicitações que o governador Marcelo Miranda tinha feito, na ocasião de sua vinda a Palmas, no dia 25 de julho.

Dentre as solicitações feitas pelo Governo do Estado, está o apoio financeiro para construção, reforma, instalação e funcionamento de unidades de ensino da educação infantil. A secretária Wanessa Sechim explicou que a Secretaria de Estado da Educação, juventude e Esportes (Seduc) reconhece os desafios e a importância da educação infantil, como base de sustentação de todo o processo educacional, especialmente da alfabetização.

Outra solicitação diz respeito a ações voltadas ao fortalecimento da alfabetização e ao combate à distorção idade/série. Um dos objetivos do pleno de trabalho da secretária Wanessa Sechim é estabelecer parcerias com instituições educacionais para implantar programas de Correção de Fluxo e de Alfabetização.

 “Sobre os requerimentos do Tocantins, o ministro disse que nos dará uma resposta em breve. O encontro com o ministro Mendonça Filho foi muito produtivo para a Educação do nosso Estado e acreditamos que, no próximo ano, poderemos desenvolver várias ações em conjunto para melhorar a qualidade de nosso ensino”.