Professoras da rede estadual são selecionadas para programa de aperfeiçoamento no Canadá

Amazonas

02.06.2023

Duas professoras de inglês da rede pública estadual do Amazonas estão entre os 96 docentes de todo o país selecionados para participar do Programa de Aperfeiçoamento de Professores da Educação Básica no Canadá. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) seleciona professores de diversas regiões do Brasil para participar e compartilhar metodologias de ensino e estratégias.

A professora Maria Ayane Bastos, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Manuel V. F. Lima, no município de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus); e a professora Yeda Oliveira de Souza Carvalho, da Escola Estadual Waldocke Fricke de Lyra (CMPM III), no Tarumã, zona oeste de Manaus, embarcaram para o Canadá, onde ficarão por oito semanas para participar do programa. 

Em conjunto, entre a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), a iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação formalizado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Colleges and Institutes Canada (CICan).

As educadoras foram selecionadas e se tornaram bolsistas da Capes após se inscreverem no edital 31/2019 do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá. Dividido em fases e regiões, os educadores de todo o país precisaram elaborar um projeto de intervenção pedagógica a partir da própria experiência profissional, o qual deverá ser colocado em prática nas suas respectivas escolas, após retornar para o Brasil.

“É fora do comum, isso aqui é realmente viver um sonho. Eu acho que é muito importante estar aqui, também é uma forma de motivar meus alunos do interior e mostrar para eles que esses lugares também são para nós. Que precisamos nos dedicar e nos esforçar, porque também temos essas chances de igualdade através desses programas sociais e competir nessas vagas que muitas vezes são inacessíveis para quem é do interior”, explicou a professora Maria Ayane Bastos.

O Programa

Com o objetivo de promover a capacitação de professores em exercício nas escolas públicas de educação básica, o Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá tem uma duração de oito semanas.

Ele inclui passagem aérea internacional de ida e volta, ajuda de custo com uma bolsa de CAD$ 2 mil (dólar canadense), seguro-saúde e conta com aulas de inglês básico, curso de formação e material didático, alojamento em casa de famílias canadenses, além de módulos temáticos que abordam a aprendizagem centrada no aluno, a gestão de sala de aula, a educação inclusiva e tecnologia em sala de aula, além de participação de fóruns virtuais, discussões em grupo, apresentações de painéis, entre outros.

Os 96 professores foram enviados para duas faculdades: Niagara College e Fanshawe College, ambas situadas na província de Ontário, em Toronto.

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto