Professoras de Rondônia participam de formação continuada em universidade dos EUA

Formação Continuada

26.01.2018

Rondônia participa do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI) e as professoras Joice Stefani M. Silva das escolas EEEFM Paulo Feire e Carlos Drummon de Andrade (ambas em Presidente Médici), Carla Priscila D.S. Pascoal – EEEFM 4 de Janeiro (Porto Velho), Luciele Santos Pantoja – EEEFM Petrônio Barcelos (Porto Velho) e Heliene Cléssia da Silva (Mediação Tecnológica -Porto Velho) embarcaram no último dia 12 e estão enfrentando dificuldades de participarem da programação nos EUA, tendo em vista a quantidade de neve que assola o território estadunidense.

Um programa coordenado por órgãos governamentais brasileiros e norte-americanos encaminhou para os Estados Unidos (EUA) 479 professores de língua inglesa da rede pública de todos os estados do Brasil.

“O programa é voltado para professores da rede pública e tem uma missão muito especial. Focar o ensino do inglês em todo o Brasil e no sistema de educação pública em grandes e pequenas cidades”, disse o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, P. Michael McKinley.

O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA oferece bolsas para curso intensivo de seis semanas em universidades dos EUA nos meses de janeiro e fevereiro e é organizado pela Comissão Fulbright Brasil, em parceria com o Ministério da Educação, por intermédio do Capes.

O objetivo é qualificar os professores da rede pública para a oferta de um ensino de qualidade.

Joice e Heliene ganharam  bolsa para o Curso de Desenvolvimento de Metodologias, na Georgia State University(Atlanta, Georgia) enquanto Luciele e Carla farão o Curso de Aprimoramento em inglês, na Missouri State University (Springfield, Missouri).

Os participantes do programa também terão a oportunidade de conhecer in loco a história e a cultura dos EUA para que isso se torne parte do currículo do ensino da língua inglesa no Brasil. Ao término do treinamento, os professores terão concluído um plano de ação na área de ensino do idioma para ser implementado em suas escolas e comunidades, resultando assim em um efeito multiplicador.

Joice Stefani M. Silva  afirmou que participa de uma formação continuada, em uma universidade americana, visando melhorar a prática docente e têm participado de aulas como aluna, como observadora e também como professora. “O foco do curso deve ser em metodologia, então precisamos absorver o que aprendemos e adaptar esse conhecimento à nossa realidade, melhorando nossa metodologia de ensino da língua inglesa. Temos aulas de leitura e escrita em inglês, de cultura americana, de comunicação oral e oficinas de metodologia. Também fazemos passeios para conhecer lugares históricos ou importantes da cidade, também para conhecer um pouco mais da cultura americana e de como eles vivem”, destacou Joice.

Uma parte de importante do programa é que ao retornar ao Brasil precisamos ser multiplicadores desse conhecimento, compartilha-lo com outros professores para que eles também tenham a oportunidade de poder melhorar suas práticas de ensino do inglês. ” Aqui em Atlanta estamos em um grupo de 23 professores dos estados do Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, finalizou.



Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação