Professoras do Tocantins participam do encontro memórias literárias da Olimpíada de Língua Portuguesa

Tocantins

28.10.2021

Nesta semana, está sendo realizada a semifinal da categoria Memórias Literárias da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Do Tocantins, estão participando as professoras Rute da Silva Santos, da Escola Estadual Padre Giuliano Morreti, de Tocantinópolis, e Eula Paula de Matos Ferreira, da Escola Municipal Beatriz Rodrigues, de Palmas.

Estão sendo realizadas oficinas, palestras e troca de experiências por meio das plataformas virtuais. Na sexta-feira, 29, às 18 horas, acontecerá a cerimônia de encerramento, com o anúncio dos professores classificados para a fase nacional e será transmitido pelo canal do YouTube da Olimpíada de Língua Portuguesa e pelo portal Escrevendo o Futuro.

A professora Rute participa da olimpíada há alguns anos. “Esta foi a primeira vez que conseguimos chegar à etapa semifinal. Este ano foi diferente, tivemos que apresentar o nosso relato de práticas explicando o fazer pedagógico”, contou.

Rute destacou a troca de experiências que estão acontecendo durante as oficinas promovidas pela olimpíada. “O encontro está sendo muito bom. Tivemos contato com pessoas de outros estados, virtualmente. Conhecemos novas histórias, professores que residem próximos a Venezuela e Argentina e levamos a história da Escola Giuliano Morreti para outras unidades de ensino, para que diferentes docentes possam conhecer a nossa realidade. E esse resultado foi importante para a escola, como forma de valorizar toda a equipe e de motivar os alunos”, ressaltou.

Nesse encontro, os estudantes também contam com um espaço virtual de aprendizagens. A professora Rute falou um pouco sobre seu relato. “Utilizamos o whatsapp e os roteiros de estudos para me comunicar com os alunos. Eles produziram e reescreveram os textos e eu consegui perceber a beleza de cada criação. Nesse processo de participar das etapas da olimpíada, destaco a palavra simplicidade e o amor, com o qual realizamos o nosso trabalho”, comentou.

Os professores semifinalistas participarão de uma conversa com a escritora Giovana Madalosso, autora de Suíte Tóquio (Todavia, 2020), do romance Tudo pode ser roubado (Todavia, 2018) e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e Prêmio Biblioteca Nacional.

A diretora da escola, Iracema Gomes do Nascimento, falou sobre o que representa essa conquista para a escola. “Estamos muito felizes com esse resultado, porque expressa o trabalho, o esforço e a dedicação de cada servidor da escola. Mesmo com a pandemia do Covid-19, criamos alternativas para manter o ensino e a aprendizagem e tivemos que aprender a utilizar as plataformas digitais. Esta conquista significa que estamos no caminho certo para atingirmos nosso maior objetivo, que é desenvolver uma educação de qualidade”, ressaltou.

O encontro da próxima semifinal será realizado no período de 3 a 6 de novembro, que será com a equipe classificada para a etapa de documentário.

Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa está na sua 7ª edição e é uma iniciativa do Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária (Cenpec), com a o apoio do Conselho de Secretários de Educação (Consed).

Os encontros virtuais alusivos às etapas semifinais estão sendo realizados entre o período de 11 de outubro a 16 de novembro, com uma programação diversificada e atividades pedagógicas e culturais. A cerimônia de premiação nacional terá a data e forma divulgadas posteriormente.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins