Mato Grosso
04.09.2025Rayane Alves | Seduc-MT
Professores da Educação Básica já podem se inscrever no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site, entre os dias 1º de setembro e 20 de outubro de 2025. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80, e o curso é totalmente gratuito, não havendo cobrança de mensalidade.
Voltado para professores da Educação Básica, o PROF-FILO tem como objetivo proporcionar formação em nível de pós-graduação, com área de concentração em Ensino de Filosofia. O curso, de caráter presencial e duração de 24 meses, concede o título de Mestre em Filosofia aos concluintes.
O PROF-FILO busca ampliar a formação acadêmica dos docentes por meio de uma pós-graduação presencial com duração de 24 meses. O curso é voltado à área de concentração em Ensino de Filosofia e concede o título de Mestre em Filosofia aos concluintes.
Serão ofertadas 300 vagas, com prioridade para professores das redes públicas de ensino que atuam na disciplina ou possuam licenciatura em Filosofia. Caso sobrem vagas, até 30% poderão ser destinadas a docentes de escolas particulares, conforme os critérios previstos no edital.
As aulas terão início no primeiro semestre de 2026 e prosseguem até 2028. O Colegiado Geral do PROF-FILO - Mestrado Profissional em Filosofia oferece o curso em 25 núcleos de instituições públicas de ensino superior em diferentes estados do país, inclusive na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O processo seletivo será realizado em duas etapas: avaliação do projeto de pesquisa e arguição do mesmo, esta última em formato on-line. Para aprovação, o candidato deve alcançar nota igual ou superior a 7 em cada fase. O projeto de pesquisa deve estar relacionado a desafios enfrentados na prática docente, com propostas de ações educativas em Filosofia.
De acordo com o cronograma, os resultados finais serão divulgados até dezembro de 2025, e as matrículas ocorrerão a partir de fevereiro de 2026, diretamente nos núcleos de oferta. Embora a aprovação não garanta automaticamente o recebimento de bolsa, a Capes disponibilizará auxílio a uma parte dos ingressantes em edital específico.