Professores da Escola Bilíngue de Surdos participam de curso de primeiros socorros

Tocantins

01.02.2024

Nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, aconteceu o encontro do curso de primeiros socorros para professores da Escola Bilíngue de Surdos e da Escola Criança Esperança. O curso, que conta com 25 pessoas inscritas, é uma parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O objetivo das aulas é atender à Lei nº 13.722, de 04 de outubro de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de unidades de ensino público e privado de educação básica e de educação infantil.

O enfermeiro do Samu, Mauro Maués, que ministrou o curso, explica que existe um núcleo de educação de urgência que realiza a capacitação de educação e saúde em várias instituições dentro de Palmas. “Nesse momento fizemos uma ação diferente e inovadora, trazendo uma capacitação voltada para a população surda. Eu estou como instrutor de primeiros socorros e tem a equipe que faz toda a tradução em Libras”.

A gerente de Educação Bilíngue de Surdos da Seduc, Amoriana Borges, destacou a importância de o curso apresentar um passo a passo do que fazer em determinadas situações de forma prática, além da inclusão ofertada pelo auxílio dos intérpretes de Libras. “Eu já participei de outro curso, porém foi só uma palestra, sem a parte prática, essa questão de o que fazer quando alguém tem um desmaio, uma convulsão, só foi demonstrado em slide, mas aqui a gente tem a prática e temos o auxílio de um interprete de Libras, o que nos deixa mais preparados caso seja necessário salvar a vida de um aluno”, relatou.

Para a professora de Libras e escrita de sinais, Gabriella Sobral, o curso é essencial para ter confiança em um momento que seja necessário prestar socorro. “É muito importante, pois me orientou a forma de como eu vou agir no meu ambiente de trabalho ao resolver situações de problema de saúde de um aluno ou de algum outro servidor que precise. O intérprete de Libras tem sido essencial, se eu não entendo alguma coisa, tiro minhas dúvidas e esclareço, tenho gostado muito dos conteúdos”, compartilhou.

Até o momento, foram ministrados temas relacionados à avaliação de segurança de cena, parada cardiorrespiratória, desmaio, hipoglicemia, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto. O curso está previsto para acontecer em outros encontros para discutir mais temáticas relacionadas com primeiros socorros.

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins

Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins