Professores da rede estadual da Baixada Fluminense ganham Polo de Formação Continuada

Rio de Janeiro

24.09.2025

O primeiro Polo de Formação Continuada da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro foi inaugurado, nesta segunda-feira (22/09), no tradicional Instituto de Educação Roberto Silveira, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O espaço foi criado para aperfeiçoar os conhecimentos dos docentes, tornando as aulas mais atrativas, dinâmicas e seguras, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em todo o estado. Ao todo, a rede contará com 17 polos de formação, com capacidade de atender até 25 professores por turma. Os polos são núcleos regionais de formação continuada presencial que descentralizam a capacitação de professores, garantindo que a atualização pedagógica aconteça próxima às escolas e alinhada às necessidades reais da rede.

— Hoje, iniciamos uma série de inaugurações dos polos de formação da Seeduc. São mais de 100 professores formadores em todo o estado, que cuidam das boas práticas e disseminam diversas possibilidades pedagógicas nas nossas escolas. Nós acreditamos que, valorizando os profissionais e entendendo que a educação é essa constante rota de transformação e atualização, construiremos um futuro melhor — destacou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Os polos oferecerão formações como Maker Itinerante, Acesso Mais Seguro, em parceria com a Cruz Vermelha Internacional, Trilha Empreendedora, Super Futuro, além de cursos em parceria com o Sebrae, entre outros.

— Acreditamos no poder da formação. Quando investimos na capacitação dos professores conhecemos seu potencial para transformar práticas, aprimorar a educação e promover a valorização profissional — afirmou a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, professora Myrian Medeiros.

A escolha do nome do espaço partiu da própria comunidade escolar, em reconhecimento à trajetória da professora Sônia de Lima, que foi diretora do Instituto e deixou um legado de dedicação à educação.

— Sônia foi a guerreira que idealizou e construiu esta escola. Sempre esteve presente ao lado de todos nós.  Temos o prazer de agradecer à família por nos permitir nomear este importante centro educativo com o nome dela — declarou, emocionada, a diretora-geral da unidade, Marilene da Silva.

Em outubro, será inaugurado o segundo polo de formação da Baixada Fluminense, no município de Itaguaí, e na capital será entregue mais um espaço de capacitação no bairro de Campo Grande, na capital.

Foto: Bruno da Matta