Professores da rede estadual participam de oficina sobre metodologia americana para promover cultura de paz nas escolas

Sergipe

03.12.2021

Professores da rede estadual estão participando de uma oficina sobre a metodologia Pre-Texts, uma ferramenta trazida da Universidade de Harvard (EUA) para o Brasil pelo professor de psicologia Matheus Batalha, em parceria com outros professores universitários. As oficinas são destinadas a 25 professores, distribuídos entre o Colégio Estadual Ivo do Prado e Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo Melo, ambos em Aracaju. O Pre-Texts é uma pedagogia reconhecida em 2017 como "Educação para a Paz" pela Unesco e empregada no seu programa "Promotores de Paz". Essa metodologia tem sido consagrada em diversos países da América Latina, América do Norte, Ásia e Europa.

Na manhã desta quarta-feira, 1º, os professores do Colégio Estadual Ivo do Prado participaram do quinto encontro da oficina, ministrada pelo professor Matheus Batalha, que fez uma série de dinâmicas com os participantes no sentido de transmitir-lhes os conhecimentos acerca da metodologia Pre-Texts e aplicá-la em sala de aula. “Essa é uma metodologia que envolve artes e educação e transforma a sala de aula em um fazer. O professor não apenas passa os conteúdos para os estudantes, mas tem que mover os estudantes em torno dos conteúdos. É importante porque cria uma ponte entre dois mundos, entre uma tecnologia educacional feita em uma universidade de primeira linha e o nosso contexto, evidentemente adequando-se à nossa realidade”, explicou Matheus Batalha.

A diretora da unidade de ensino, Magali Barros da Silva, afirmou que a metodologia é uma ferramenta importante que pode auxiliar a reduzir os índices de violência no contexto escolar, fazendo com que os estudantes tenham mais sensibilidade e empatia com o próximo. “A partir dessa metodologia, o aluno tem a possibilidade de trabalhar em grupo e colocar-se no lugar do outro. Desta forma, acredito que isso acaba reduzindo mesmo a violência. A metodologia Pre-Texts coloca o professor como mediador e faz do aluno um protagonista”, disse. 

Opinião semelhante teve a professora Elna Cândida Reis Pereira. “Essa oficina nos dá novas diretrizes para agir em consonância com a cultura da paz nas escolas, a fim de que a gente consiga diminuir essas questões da violência tão presentes na sociedade. Dentro da escola nós construímos não apenas o intelecto, mas também a cidadania e valores imprescindíveis para os indivíduos”, afirmou. 

Já o professor Lucas Galindo Santos Pinto achou a oficina interessante “porque todos acabam aprendendo novas metodologias e se atualizando. Com esta ferramente Pre-Texts, os professores poderão se utilizar de textos para despertar a consciência nos alunos e tentar reduzir a violência na escola”. 

Pre-Texts

Esta iniciativa chega a Sergipe dentro do convênio existente entre a Academia Sergipana de Letras e Fapitec, que oportunizou importantes recursos de pesquisa para a sua realização. O projeto conta ainda com o apoio do David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard, que financiou bolsas na forma de auxílio de custo para todos os 25 professores participantes do projeto.

A ação tem como principal meta treinar 25 professores de escolas públicas estaduais na metodologia Pre-Texts. Trata-se de uma transferência de tecnologia educacional, em forma de metodologia de ensino, para duas escolas públicas sergipanas. As ações no Brasil têm sido lideradas pelo professor Matheus Batalha, em parceria com outros professores universitários, a exemplo dos professores Paulo Autran e Eder Malta.