Professores da rede pública de Dourados participam do Minicurso de Modelagem e Impressão 3D

Mato Grosso do Sul

25.03.2024

Os professores da educação básica e superior da rede pública de Dourados participaram, nos dias 16 a 23 de março, na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, do Minicurso de Modelagem e Impressão 3D, como formação continuada e formação complementar, realizado pela Quantum LAB Viegas como parte das ações do Projeto Tekoha e as ciências básicas para pensar sociedades sustentáveis no Estado de Mato Grosso Do Sul.

Quantum LAB

É um laboratório de Robótica e Impressão 3D, com cursos de eletrônicos, com o objetivo de ter mais mulheres na Ciência. Possui parceria com a Escola Estadual Floriano Viegas Machado e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, foi criado em 2021, sempre buscando parcerias para o desenvolvimento de projetos na área da educação e da formação continuada dos professores.

A equipe do Quantum Lab é composta pelo membro fundador Sammer Sant'Ana Almeida - Técnico do Núcleo de Desenvolvimento Pedagógico e Tecnológico - CRE5 Dourados. Responsável por atividades com impressão 3D e robótica educacional; acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo Mateus Gomes Daniel, colaborador externo do Quantum LAB Viegas responsável pelo trabalho de Modelagem; professora doutora da UEMS Cecícia Maria Pinto, membro Fundadora do Quantum LAB Viegas, responsável por ações de extensão e parceria Escola-Universidade.

 

Também fazem parte da equipe professor de Física da unidade Jorge Luiz Cardoso Fernandes, responsável por atividade de robótica educacional e corte e gravação a laser com Router CNC e professora mestra Juliana Ferraz Rodrigues - Coordenadora do Projeto Tekoha e as Ciências Básicas para pensar Sociedades Sustentáveis no Estado de Mato Grosso do Sul aprovado na Chamada CNPq/MCTI nº1/2023 – SNCT 2023, exectuado pela EE Floriano Viegas Machado e colaboradora do Quantum LAB Viegas.

Minicurso

Participaram do Minicurso, PCPIs (Professores Coordenadores de Práticas Inovadoras) e professores da Rede pública de Ensino, das unidades: EE Ministro João Paulo dos Reis Veloso, EE José Pereira Lins, EE Maria da Glória Muzzi Ferreira, EE Profª Floriana Lopes, EE Presidente Tancredo Neves, EE Castro Alves, EM Etalívio Penzo, Elite Rede de Ensino.

De acordo com o membro fundador do Quantum Lab, Sammer Sant’Ana Almeida,  o intuito foi de capacitar os docentes para integrar de forma eficaz, as tecnologias de modelagem e impressão 3D ao currículo escolar, visando promover a inovação, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas aos estudantes, preparando-os para os desafios do século XXI.

Para os docentes, a formação continuada em modelagem e impressão 3D é uma importante ferramenta capaz de trabalhar a resolução de problemas, abordando práticas inovadoras e aliando aos conteúdos teóricos e as necessidades educacionais, à tecnologia e ao conhecimento que necessariamente, precisa ser mediado pelos docentes.

A Escola Estadual Castro Alves foi representada pela PCPI Sirleia Vieira Portilho, que aprovou o Minicurso “modelo de formação, agregando teoria e prática específicas para serem incluídas, cada vez mais, aos projetos escolares da Rede, com objetivo de oferecer aos estudantes da rede pública, um ensino de qualidade, visando também,  seu crescimento social, emocional e físico,  proporcionando experiências que ampliem os horizontes dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios da vida de forma mais completa e equilibrada”, enfatiza coordenadora.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar