Professores da rede pública estadual participam de intercâmbio nos Estados Unidos

Sergipe

17.01.2023

Nove professores que lecionam Inglês na Rede Estadual de Ensino embarcaram nesta segunda-feira, 16, para os Estados Unidos da América (EUA) como intercambistas do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI), promovido pela Comissão Fulbright-Brasil e CAPES. Eles participarão de cursos nas universidades de Ohio e Delaware e farão uma imersão cultural.  

Na Universidade de Ohio, seis professores sergipanos participarão do Curso de Metodologia do Ensino da Língua Inglesa. Já na Universidade de Delaware, três professores farão parte do Curso de Aperfeiçoamento da Língua Inglesa. 

O intercâmbio terá a duração de seis semanas. No dia 3 de março os professores retornarão aos seus respectivos colégios onde implementarão projetos de estudo da língua inglesa, contribuindo para a melhoria do aprendizado dos estudantes sergipanos e, consequentemente, preparação para seleção de intercâmbios estudantis. 

Os professores participaram de uma seleção promovida pela Comissão Fulbright-Brasil e CAPES, oferecida para professores de inglês da rede pública, que atuam em turmas de Educação Básica.

Para o secretário de Estado de Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, participar de intercâmbio dessa magnitude só reforça o compromisso com a educação pública de qualidade. “Desejamos um ótimo intercâmbio aos professores. Que o grupo representante de Sergipe aproveite a imersão na cultura norte-americana, na língua inglesa e que possa transmitir todo o conhecimento aos alunos para que estes sejam também futuros intercambistas”, disse.

A técnica pedagógica Nadia Cardoso, do SEADES/DASE/SEDUC, auxilia na divulgação da seleção e nos procedimentos administrativos que os participantes do PDPI devem cumprir para participar dos cursos. “A participação de nossos professores em cursos dessa natureza contribuirá bastante para estimular nossos alunos a participarem de intercâmbios escolares como o Jovens Embaixadores e o Sergipe no Mundo”, reforça Nadia Cardoso. 

São estes os professores selecionados para o PDPI/2023:

1. CARLOS EDUARDO SILVA DE OLIVEIRA – leciona na E. E. João Antonio Cesar, em Tobias Barreto;

2. EDILIANE BASTOS SAMPAIO SANTOS – leciona na E. E. Jacintho de Figueiredo Martins, em Aracaju;

3. FABIANA BISPO DE OLIVEIRA – leciona no C.E.  Dr. Alcides Pereira, em Maruim;

4. FERNANDA NUNES LIMA - leciona no C.E. Dr. Jessé Fontes, em Pedrinhas;

5. FERNANDA MARIA TORRES SILVA – no C.E. Gov. Augusto Franco, em Aracaju;

6. MICHELLE DE ANDRADE PASSOS – C.E. Dep. Jonas Amaral, em Nossa Senhora do Socorro;

7. RAIMUNDO FAGNER SANTOS VIEIRA – C.E. Abelardo Romero Dantas, em Lagarto;

8. ROBERTO BISPO DOS SANTOS – C.E. Abelardo Barreto do Rosário, em Tobias Barreto;

9. VANESSA MARTINS FERREIRA - E. E. Ministro Geraldo Barreto Sobral CAIC, em Aracaju.